Com o início do horário eleitoral gratuito, os eleitores da região da Amsulep já podem acompanhar seus candidatos pelo rádio. A referida propaganda no rádio e na televisão foi iniciada em todo o país na última terça-feira e vai até 4 de outubro. Os próprios partidos e coligações devem se responsabilizar pelas gravações e entregá-las às emissoras. Estão podendo ser ouvidos na propaganda eleitoral no rádio os candidatos de Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Quitandinha e Rio Negro. Em Agudos do Sul, Piên e Tijucas do Sul não há emissora.
Em alguns dos sete municípios onde há o programa, é comum haver candidatos, principalmente a vereador, que se sentem inibidos diante do microfone, mas mesmo assim eles veem no horário político uma boa oportunidade de chegar ao público. Até para quem tem alguma experiência no ramo da comunicação há um pouco de receio. É o caso, por exemplo, de Rodrigo Rodrigues, candidato a vereador em Mandirituba. Segundo ele, gravar a propaganda eleitoral está sendo uma experiência diferente e de grande responsabilidade.
Para Gilmar Carpejani, candidato ao legislativo em Contenda, o programa eleitoral é uma importante ferramenta para lembrar ao eleitor principalmente o número. “Ao ouvir os candidatos no rádio, o eleitor lembra a história de cada um e faz sua avaliação”, completa.
Para o público jovem que vota pela primeira vez na eleição municipal, a divulgação do candidato no horário eleitoral é muito importante, embora o tempo de apresentação seja pequeno. Isto é o que observam as atendentes Jessica Vergenski e Sibiele Voginiak, de Quitandinha. “Vemos como ele se apresenta, como fala das suas propostas, a sua habilidade, se nos dá uma mensagem positiva e fideliza o seu voto”, declaram.
Já na Lapa, o comerciante Manoel Pedro Camargo disse que o horário eleitoral não irá interferir no seu voto. “Na rádio, vejo que muitos têm uma boa conversa, mas acabam enganando o eleitor. Já gravei isso nos últimos anos e só me decepcionei”, disse. No caso da assistente contábil Meire Maria Machado, de Mandirituba, os primeiros programas não foram acompanhados por falta de tempo, mas ela declarou que também já tem voto definido.
A propaganda dos candidatos a prefeito e vice vai ao ar às segundas, quartas e sextas e dos vereadores às terças, quintas e sábados, no rádio das 7 às 7h30 e das 12 às 12h30. Um terço do tempo é distribuído igualitariamente entre os partidos e coligações e os outros dois terços proporcionalmente ao número de representantes na câmara dos deputados.