domingo, 21
 de 
julho
 de 
2024

Eleitorado na região cresce em média 10%

Número de eleitores na região teve um acréscimo considerável em um período de quatro anos. Foto: Arquivo/O RegionalAté o próximo mês de maio, eleitores interessados em fazer transferência dos seus títulos de eleitor ou regularizar seus documentos devem procurar as sedes do Tribunal Regional Eleitoral – TRE. O prazo vale também para quem ainda não tem título eleitoral e vai votar pela primeira vez. Em 2012, o número de eleitores nos dez municípios da região suleste do Paraná era de 184.558 e, passados quatro anos, há agora um acréscimo de 23.478 pessoas inscritas para participar das eleições.
Em média, o aumento do número de eleitores por município é de 10%. O maior impacto se apresenta na cidade de Fazenda Rio Grande, que recebe para esta eleição um acréscimo de 13.012 eleitores, saltando de 57.566 para 70.578 eleitores.
Cidades menores, como Campo do Tenente, Agudos do Sul, Piên, Quitandinha e Tijucas do Sul, tiveram aumento de novos eleitores abaixo da média regional. O município de Campo do Tenente é o que possui o menor colégio eleitoral, com 5.748 votantes, uma diferença de 582 eleitores em relação a 2012, quando a cidade tinha 5.166 títulos eleitorais.
Segundo informação junto às sedes do TRE em Rio Negro, Lapa, Fazenda Rio Grande e São José dos Pinhais, os dez municípios da região somavam na última eleição municipal 184.558 títulos habilitados para o processo eleitoral, e agora somam-se 208.036 eleitores.
O prazo para transferir o título de eleitor ou pedir a emissão do documento (no caso de jovens com mais de 16 anos) termina no dia 4 de maio. E quem está com o título cancelado por ter deixado de votar no último pleito também tem até esta data para regularizar a situação. Neste ano, o primeiro turno das eleições municipais, que vão definir os novos prefeitos e vereadores, está marcado para o dia 2 de outubro.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email