Votação acontece neste domingo, das 8 às 17 horas. Na região, os cerca de 170 candidatos disputam 50 vagas para conselheiros
O domingo será de movimentação em todo o país devido às eleições para o Conselho Tutelar. A votação vai definir os conselheiros tutelares que atuarão no órgão durante o período 2024-2027.
Somadas as dez cidades do suleste paranaense, são cerca de 170 candidatos que concorrem a 50 vagas – sendo cinco conselheiros em cada município. Cada conselho tem ainda cinco suplentes.
Claudinei Hitnak, secretário executivo dos Conselhos Municipais, de Agudos do Sul, explica que a votação será no horário das 8 ás 17 horas, nos mais diversos pontos de votação em cada município. “É necessário levar o Título de Eleitor e um documento com foto, é necessário o documento com foto, devido a eleição não contar com a biometria cadastrada nas urnas, no caso de não ter o título, é possível votar apenas com o documento com Foto”, explica.
Segundo Hitnak, os candidatos devem estar atentos às proibições no dia do pleito. “O candidato bem como qualquer pessoa, não poderá realizar boca de urna, ou manifestação pública. Poderá usar broches, boné, adesivo, como forma de manifestação silenciosa”, pontuou o secretário, indicando que após o último eleitor votar, às 17 horas, imediatamente será contabilizado o resultado pela Comissão especial Eleitoral “A posse dos eleitos será no dia 10 de janeiro de 2024”, indica.
Em Quitandinha, a Secretaria de Assistência Social, por meio da secretária Benedita de Jesus Mendes de Moura, reforça que são dez postulantes ao cargo. “O local de votação é na Escola Padre Antônio. A eleição contará com quatro urnas eletrônicas para votação e grupo de apoio com 20 pessoas para organização da mesma”, informa.
Candidatos – Em Agudos do Sul são 12; em Campo do Tenente são 13; em Contenda são oito; em Fazenda Rio Grande são 40; na Lapa são oito; em Mandirituba são 12; em Piên são 26; em Quitandinha são dez; em Rio Negro são 27 e em Tijucas do Sul são 14. Os nomes e números dos postulantes podem ser consultados nas páginas oficiais da prefeituras e nas redes sociais.