quinta-feira, 9
 de 
maio
 de 
2024

EJA de Tijucas registra 635 matrículas

Aula inaugural foi realizada na última semana e contou com a presença de autoridades. Foto: DivulgaçãoA Educação de Jovens e Adultos (EJA) é um importante programa que visa reinserir as pessoas nas escolas para concluir seus estudos. Em Tijucas do Sul, a procura para participar deste projeto foi bastante intensa neste ano e contabilizou 635 matrículas.

De acordo com a coordenadora do EJA, Rita Machado, 369 matrículas foram realizadas para o ensino fundamental, que engloba o ensino do 6º ao 9º ano, enquanto que 266 inscritos são destinados para o ensino médio, o qual corresponde do 1º ao 3º ano. “Neste ano, tivemos um amplo trabalho de divulgação e a adesão foi muito maior, sendo que em 2017 tivemos apenas cerca de 180 alunos”, relata Rita, explicando como funciona o EJA. “Ao contrário do ensino convencional, que requer 200 dias letivos ao ano, o EJA é dividido por disciplinas, com carga horária que varia de 64 à 336 horas por matéria”, detalha Rita.

Neste primeiro semestre, os alunos matriculados estão divididos em 11 disciplinas, estando previstas a partir de julho outras 5 matérias. “As matrículas seguem abertas e o ingresso dos alunos no EJA se dá conforme o início das disciplinas”, conta Rita, incentivando a participação. “Temos alunos de 15 a 64 anos, sendo que a grande maioria procurou concluir seus estudos por querer buscar novas oportunidades de emprego. É gratificante ver a força de vontade de todos e isso serve de estímulo para os demais, já que possuímos um grande déficit nesta questão”, salienta Rita.

As aulas acontecem de segunda à sexta-feira, em horário noturno, no Colégio Estadual Professor Francisco Manoel de Lima Camargo. Para participar do ensino fundamental, o aluno tem que ter mais de 15 anos, enquanto que para o ensino médio a idade mínima é de 18 anos. A prefeitura fornece gratuitamente todo o transporte para os alunos. Maiores informações podem ser obtidas diretamente no colégio ou pelo telefone 3629 1562.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email