A poucas semanas do início do ano letivo, a Secretaria de Educação de Quitandinha vem intensificando a preparação dos profissionais que atuarão na rede municipal de ensino. Os trabalhos estão sendo realizados em várias frentes, visando apresentar o planejamento das ações que serão desenvolvidas junto à comunidade escolar.
Nesta semana, os diretores e pedagogos das escolas e Cmei’s estiveram reunidos com a equipe da Educação para alinhar a frente de trabalho. “Temos cerca de 2 mil alunos e precisamos traçar o planejamento pedagógico de cada instituição de ensino”, destaca a secretária municipal de Educação, Cultura e Esporte, Karina Ribas Karpinski. Já entre os próximos dias 4 e 8, acontecerá a Semana Pedagógica envolvendo todos os profissionais do setor. “A Educação é um trabalho em conjunto, onde todos são fundamentais para que o serviço ofertado seja de qualidade e reflita positivamente na vida das crianças”, enfatiza Karina, salientando que os motoristas efetivos da prefeitura farão, de forma gratuita, o curso do transporte escolar, o qual abordará pontos como primeiros socorros, direção defensiva, legislação, meio ambiente e relacionamento interpessoal. Na ocasião, os professores conhecerão o novo modelo da Base Nacional Comum Curricular (BNCC).
Além da preparação de toda a equipe, a Secretaria de Educação quer desenvolver ao longo do ano diversas ações que aproximem os pais do ambiente escolar. “Vamos desenvolver nas comunidades o projeto Educação na Comunidade, onde os responsáveis dos alunos conhecerão o trabalho desenvolvido na escola, participarão de palestras e terão acesso aos serviços”, detalha Karina, salientando outros pontos. “Vamos intensificar o acompanhamento dos trabalhos, indo às escolas, fiscalizando o transporte escolar, entre outros fatores que é necessário ter uma presença mais constante”, ressalta.
Para a prefeita Maria Julia Wojcik, a Educação é um dos setores que estão sendo priorizados e que tem um papel fundamental na administração. “Sabemos que a educação infantil e as séries iniciais são cruciais na formação dos alunos e, por isso, temos feito todo o esforço necessário para que as nossas crianças tenham um ensino de qualidade”, concluiu.