sábado, 7
 de 
dezembro
 de 
2024

Educação de Piên destaca ações do ano letivo

Clarice e Isadora apontaram a distribuição de livros entre as ações realizadas pela Educação neste ano em Piên. Foto: Arquivo/O Regional
Clarice e Isadora apontaram a distribuição de livros entre as ações realizadas pela Educação neste ano. Foto: Arquivo/O Regional
Ao longo do ano, investimentos estruturais e atividades pedagógicas e lúdicas marcaram o calendário letivo nas unidades de ensino do município de Piên

O ano letivo da rede municipal de ensino de Piên já se encaminha para a reta final. A Secretaria de Educação do município divulgou, nesta semana, um balanço das atividades executadas ao longo da gestão.

Reformas e melhorias em todas as unidade de ensino, além da entrega de uniformes e materiais escolares marcaram o início das ações. Ainda, como medida de segurança, foram implantados portões eletrônicos e câmeras de monitoramento.

Além dos investimentos estruturais, a secretária de Educação, Clarice Fragoso, acompanhada da assessora da área de programa e projetos, Isadora Zeszotko, destaca que Piên, por meio da avaliação do Alfabetiza Brasil, atingiu o índice de 85,9% das crianças alfabetizadas ao final do 2º ano do ensino fundamental, superando a média nacional, de 56%, e a estadual de 73%. “O resultado demonstra que estamos no caminho certo, adotando métodos que têm contribuído para o bom aprendizado dos alunos, além de formações em variadas disciplinas e áreas de atuação dos profissionais”, relata.

Outro ponto elencado pela secretária é o projeto de jornada ampliada, que atende alunos do primeiro ao quinto ano na Escola Frei Demétrio, em Campina dos Maia, na educação em tempo integral. “Por meio do projeto, as crianças passam o dia na escola, estudam normalmente no período matutino, almoçam na escola e três tardes por semana participam de diversas atividades, como oficinas de Jiu-jitsu, dança, teatro, esportes, jogos de tabuleiro, inglês e robótica”, detalha.

Clarice conta que no mês de outubro, em comemoração ao Dia da Criança e Dia do Professor, uma programação especial foi desenvolvida. “Para os professores, houve café com palestra, show, sorteio de prêmios, cabine de fotos e entrega de camisetas personalizadas. Para as crianças, houve o Circuito Cultural, que sempre acontece no mês de outubro, tendo contação de histórias, distribuição de morangos, ida ao cinema para os alunos do ensino fundamental e recreação nas creches para os pequenos, contando ainda com a entrega de livros para todas as crianças”, aponta.

Sobre os livros distribuídos aos estudantes, a assessora da área de programa e projetos, Isadora Zeszotko compartilha que tudo foi preparado de forma minuciosa, com títulos que atendam cada faixa etária. “A aceitação foi muito positiva, com as crianças encantadas com os livros recebidos. A iniciativa faz parte de um projeto de incentivo à leitura que estamos desenvolvendo no município, instituindo pontos de leitura nos locais de espera”, completa.

Com o planejamento do ano se encaminhando para o concurso dos projetos realizados ao longo do ano e eventos de encerramento, Clarice enfatiza que o período é de muito trabalho, cobrança e busca por qualificação. “Vemos que estamos avançando muito na aprendizagem e buscamos manter o foco para que possamos crescer ainda mais. Nos preparamos para concluir este ano e já planejamos o próximo, com investimentos, ampliação da jornada integral, obras em andamento da AMA e Apae, construção de nova creche na Campina dos Maia e demais ações que devem fomentar o ensino no município”, finaliza.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email