Divulgado pelo Ministério da Saúde, edital do programa Mais Médicos prevê sete oportunidades disponíveis para o suleste paranaense, distribuídas nas cidades de Fazenda Rio Grande, Lapa, Piên e Quitandinha
Com 3,1 mil vagas em mais de 1,5 mil cidades brasileiras, o Ministério da Saúde lançou, ontem (1º), um novo edital do programa Mais Médicos. As inscrições podem ser feitas desta terça-feira (2) até as 18 horas de sábado (6).
Para o suleste paranaense, conforme o edital, estão previstas sete vagas, sendo duas para Fazenda Rio Grande, três para Lapa, uma para Piên e uma para Quitandinha.
Em postagem na rede social X, a ministra da Saúde, Nísia Trindade, afirmou que o novo edital vai permitir a reposição de vagas visando chegar a meta de 28 mil médicos. “O Mais Médicos é uma realidade, e faz diferença, numa Saúde da Família que hoje permite horários de atendimento estendidos, como na Bahia, onde já temos 80% de cobertura”, comentou.
A ministra ainda detalhou que, pela primeira vez, um edital dos Mais Médicos segue a política de cotas. “São 20% das vagas para grupos étnico-raciais, e 9% para pessoas com deficiência. Seguimos assim nossa visão de inclusão”, complementou.
Segundo o edital, podem participar da seleção profissionais formados no Brasil e no exterior. O Perfil 1 contempla médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País, com registro no Conselho Regional de Medicina – CRM; o Perfil 2 é destinado a médicos brasileiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior; e o Perfil 3 abrange médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior.