Primeira unidade dos ecopontos foi instalada na área central, em frente ao Centro Cultural e Educacional Rita Palhano, nas proximidades da Praça da Paz
A cidade de Piên conta com uma novidade para a destinação correta do lixo. Nesta semana, começou a instalação de ecopontos, estruturas destinadas ao descarte de resíduos sólidos, divididos em vidro, papel, metal, plástico e óleo de cozinha.
A primeira unidade foi colocada na área central, em frente ao Centro Cultural e Educacional Rita Palhano, nas proximidades da Praça da Paz. O projeto prevê ainda a colocação de outros ecopontos em lugares estratégicos.
O biólogo Magno Polak, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Piên, explica que o objetivo da iniciativa é evitar o descarte irregular de resíduos na cidade. “A implantação dos ecopontos faz parte de mais uma etapa das ações do Departamento de Meio Ambiente para que Piên, além de ser uma cidade educadora, se torne uma cada vez mais sustentável, com iniciativas voltadas à melhoria da qualidade de vida da população e da preservação do meio ambiente”, aponta.
De acordo com Polak, o projeto prevê a expansão do projeto, com a licitação inicial de sete unidades. “Além do ecoponto já instalado na Praça da Paz, a próxima etapa será a colocação de uma unidade em Trigolândia na Sub-Prefeitura e uma no Avencal em frente ao meu campinho, além de as outras unidades ainda estamos estudando onde serão colocadas. O valor total das sete unidades é de R$ 72.310,00, sendo o valor unitário de R$ 10.330,00”, conta.
O biólogo ainda reforça que a adesão dos moradores é essencial para o bom desenvolvimento do projeto. “É de fundamental importância principalmente na separação dos resíduos e destinação correta para coleta seletiva do município, nas terças e sextas-feiras, e para os ecopontos”, complementa.
A coleta nos ecopontos será realizada pela empresa contratada e encaminhada para Associação de Catadores para destinação final.