segunda-feira, 8
 de 
agosto
 de 
2022

Dom Ladislau: uma vida de doação à igreja

Enterro Dom Ladislau/Foto:ArquivoA comunidade católica regional esteve em luto nesta semana. O bispo da diocese de São José dos Pinhais, Dom Ladislau Biernaski, faleceu na manhã da última segunda-feira, por volta das 11h30. Ele tinha 74 anos de idade e seu estado de saúde era debilitado há algumas semanas por conta de um câncer. Ele estava internado para tratamento no Hospital Erasto Gaertner, em Curitiba.
A notícia do falecimento do bispo mobilizou o meio religioso. De segunda à quarta-feira, período em que aconteceu o velório, houve a movimentação de fiéis de toda a região até a catedral diocesana, em São José dos Pinhais.
O sepultamento ocorreu na manhã de quarta-feira. Após missa celebrada com presença maciça de fiéis e presidida pelo arcebispo de Curitiba, Dom Moacyr José Vitti, o corpo de Dom Ladislau foi sepultado na própria catedral, em cerimônia de grande emoção e que contou com a presença de autoridades eclesiais e políticas do Paraná e do Brasil. “Ele amou intensamente como bispo a região onde trabalhou”, lembra Dom Moacyr.
O bispo era bastante querido em todos os municípios circunvizinhos pelo carisma com que conduzia a igreja na região. Dom Ladislau era natural de Almirante Tamandaré. Há cinco anos, ele assumiu como primeiro bispo da então criada diocese de São José dos Pinhais, que abrange os municípios da Lapa, Campo do Tenente, Rio Negro, Contenda, Araucária, Fazenda Rio Grande, Quitandinha, Piên, Mandirituba, Agudos do Sul, Tijucas do Sul, Quatro Barras, Piraquara e São José.
Apesar de ser uma diocese ainda nova, o contato do bispo na região, principalmente no suleste paranaense, já era antigo. Isto porque há três décadas Dom Ladislau realizava trabalhos nestas cidades, desde quando era bispo auxiliar de Curitiba, crismando jovens, ordenando diáconos e padres e ajudando na condução da igreja. Para os católicos foi um grande pastor ao conduzir seu rebanho.
Agora será dado andamento ao processo de nomeação de um novo bispo para a região. Tudo passa pelo Vaticano. Primeiramente é oficializado o falecimento. Também é informada sobre a necessidade, o que já vinha sendo cogitado pela diocese. A nomeação é feita pelo Papa, com base nas informações repassadas pela representação brasileira.
Trabalhos – Como bispo auxiliar de Curitiba, Dom Ladislau foi responsável pela Área do Interior e pelas pastorais sociais. Foi membro da Associação Interconfessional de Ensino Religioso de Curitiba (ASSINTEC) (1987); Bispo Referencial da CNBB Regional Sul II junto a Pastoral Operária, Comissão Pastoral da Terra e Pastoral Carcerária. Foi o Vice-Presidente Nacional da Comissão Pastoral da Terra (1997-2003). Nomeado Bispo de São José dos Pinhais em 06 de Dezembro de 2006, membro do Conselho Permanente da CNBB (2007), membro da Comissão para o Serviço da Caridade, Justiça e Paz (2007), Secretário Executivo do Regional Sul II (2007) e presidente da CPT Nacional em 2009.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email