sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Campanhas mobilizam arrecadação de donativos para o Rio Grande do Sul

Primeira-dama do Estado promoveu reunião para reforçar a campanha SOS Rio Grande do Sul Foto: Karolina Fabbris Pacheco/AEN
Primeira-dama do Estado promoveu reunião para reforçar a campanha SOS Rio Grande do Sul Foto: Karolina Fabbris Pacheco/AEN
Cidades estão mobilizadas em atos de solidariedade em prol do povo do Rio Grande do Sul, duramente atingido pelas fortes chuvas

O país todo tem acompanhado, de forma apreensiva, o cenário devastador causado pelas intensas chuvas no Rio Grande do Sul. Com mortos, desaparecidos e famílias desabrigadas, uma corrente de solidariedade toma conta dos brasileiros e também mobiliza as cidades locais.

Em reunião virtual com mais de 250 prefeitos, vice-prefeitos, primeiras-damas e coordenadores da Defesa Civil de municípios paranaenses no fim da tarde desta sexta-feira (3), a primeira-dama do Estado, Luciana Saito Massa, reforçou a campanha SOS RS e lembrou que o Paraná viveu uma situação parecida, em proporções menores, no fim do ano passado, e que naquele momento também contou com a solidariedade de outros estados. “Outubro e novembro de 2023 foram meses muito difíceis, sobretudo para a população do Sudoeste do Estado, com muitas chuvas e vendavais, mas que não chegam a um terço do que vive a população gaúcha neste momento”, disse.

Até a próxima quarta-feira (08), podem ser doados alimentos não perecíveis, água, produtos de higiene e limpeza, bem como colchões, colchonetes e cobertas. As doações podem entregues em qualquer quartel do Corpo de Bombeiros Militar do Paraná no Estado, que serão posteriormente enviadas pela Coordenadoria Estadual da Defesa Civil do Paraná ao Rio Grande do Sul.

Em toda a região, além da mobilização com o governo estadual, a ação também conta com campanhas paralelas, em escolas, igrejas e outras instituições. Em Rio Negro, por exemplo, uma reunião com o prefeito, secretários municipais, membros da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, Rotary Club, ACI e CDL, representantes do CTG, do Clube Soroptimista Internacional de Rio Negro, da câmara de vereadores, clubes de serviços e demais apoiadores desta boa causa. Até o dia 10 maio a população poderá colaborar doando alimentos não perecíveis, água e produtos de limpeza e higiene pessoal. Os pontos de arrecadação centrais serão o Ginásio de Esportes José Müller (XV de Novembro) e a biblioteca pública de Rio Negro”, informa a municipalidade.

Iniciativa adotada também por unidades de ensino em Piên, como as escolas Santa Isabel e Marciano de Carvalho, que convocam a comunidade a fazer doação de itens para a população gaúcha.

Apoio – A campanha de ajuda humanitária é mais uma etapa do apoio do Paraná ao Rio Grande do Sul, que começou com o envio de 32 bombeiros militares na quarta-feira (1º), que estão atuando em diversas missões, especialmente no resgate a pessoas ilhadas com o auxílio de um helicóptero do Batalhão de Polícia Militar de Operações Aéreas (BMPOA).

 



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email