sexta-feira, 10
 de 
maio
 de 
2024

Diminui número de contratações temporárias para o final do ano

Rede de lojas Dibacenter deverá realizar remanejamento de funcionários nos dias de pico/Foto: Arquivo / O RegionalA proximidade do final do ano representa para muitos a oportunidade de emprego e renda, pois é quando a indústria e o comércio precisam reforçar o quadro de funcionários para atender o aumento da demanda, incentivado pelo pagamento de 13º salário aos trabalhadores. Porém, o número de contratações de trabalhadores temporários terá uma significativa queda em 2015.
Até o final do ano, devem ser contratados 105 mil temporários em todo o Brasil, uma retração de 35% na comparação com 2014, de acordo com pesquisa da Federação Nacional dos Sindicatos das Empresas de Recursos Humanos, Trabalho Temporário e Terceirizado (Fenaserhtt) e do Sindicato das Empresas de Prestação de Serviços a Terceiros, Colocação e Administração de Mão de Obra e de Trabalho Temporário no Estado de São Paulo (Sindeprestem), desenvolvida pelo Centro Nacional de Modernização Empresarial (Cenam). Muitos empresários do país não contrataram e não pretendem contratar funcionários para o final do ano.
No suleste paranaense, também há empresas que não pretendem contratar temporários. A rede Dibacenter, que possui lojas em toda a região, é uma delas. Segundo o diretor Karleno Hortz, será feito remanejamento dos colaboradores entre as lojas para priorizar os dias de pico de cada cidade. “Isto será feito de acordo com os dias de maior movimento em cada unidade, que são diferentes”, relata o empresário. É desta forma que o quadro de 125 funcionários atenderá a demanda neste fim de ano.
Mesmo as empresas que pretendem contratar temporários, o farão em menor número. As Lojas Casa Gêmeos, de Mandirituba e Quitandinha, que juntas somam mais de 40 empregos diretos, um número considerado necessário para o atendimento normal das lojas durante o ano, anunciou que fará contratações temporárias, mas elas serão menores do que no ano anterior. “Vamos contratar 50% menos do que no ano passado para suprir a demanda destes próximos meses”, conta o gerente da loja, Rodrigo Felipe, esclarecendo que a contratação temporária da Casa Gêmeos vai de dezembro a fevereiro, atendendo as festas de final de ano e a volta às aulas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email