sábado, 11
 de 
maio
 de 
2024

Dia do farmacêutico: profissionais lembram suas conquistas e desafios

Liliane Farina Farma de Quitandinha/Foto:Jornal O RegionalNeste domingo é comemorado o dia do farmacêutico. É importante refletirmos sobre o valor deste profissional na sociedade, que segundo pesquisa DataFolha, 90% dos brasileiros acreditam que os profissionais são fundamentais para a saúde de todos.
Em 2012, profissionais da classe, conselhos regionais e conselho federal trabalharam intensamente na busca pela valorização do farmacêutico, quando foi apresentada a proposta de lei sobre a venda de medicamentos em supermercados, mas onde logo houve veto da presidente Dilma Rousseff, o que representou um ganho dos estabelecimentos de saúde gerenciados pelos farmacêuticos.
A farmacêutica Liliane Laiz Farina, da cidade de Quitandinha, disse que algumas conquistas aconteceram em favor da classe. Ela cita a aprovação da lei dos antibióticos, onde apenas acontece a venda com o receituário médico. “Tudo mais criterioso, mas em favor da saúde das pessoas”. E ainda, o veto da lei para a venda de medicamentos em outros locais, que embora tenha estrutura não teriam a formação correta para orientar os pacientes sobre as contra indicações dos produtos.
Para a farmacêutica Ana Claudia Zaclikevisc, de Tijucas do Sul, o principal desafio é fazer com que a população entenda a função do profissional no tratamento ou nas orientações. “Friso que isso melhorou nos últimos tempos porque hoje em dia muitos pacientes nos procuram primeiro, valorizando a nossa profissão”, completou a farmacêutica.

Redação

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email