sábado, 25
 de 
maio
 de 
2024

Dia de Nossa Senhora Aparecida terá programação especial na região

Romaria de Palmitos atrai centenas de fiéis todos os anos para celebrar o dia da padroeira. Foto: Arquivo/O Regional
Romaria de Palmitos atrai centenas de fiéis todos os anos para celebrar o dia da padroeira. Foto: Arquivo/O Regional
12 de outubro é especial para a comunidade católica, que comemora o dia da padroeira do Brasil. Romaria de Palmitos é um dos tradicionais eventos

O dia 12 de outubro é, tradicionalmente, um dia de celebrações para a comunidade católica brasileira, com o dia de Nossa Senhora Aparecida, padroeira do Brasil. A data é lembrada com manifestações de fé e devoção, além de agradecimentos por graças alcançadas.

Na região, esta quinta-feira também será marcada com eventos religiosos promovidos por capelas e paróquias locais. Uma das mais tradicionais homenagens à padroeira é realizada na comunidade de Palmitos, em Agudos do Sul, com a Romaria em honra a Nossa Senhora Aparecida, que neste ano chega a sua 32ª edição.

Segundo Anderson Grosskopf, um dos membros da organização do evento, a programação religiosa e festiva já vem movimentando toda a comunidade, que vive com expectativa a celebração do momento. “Neste ano de 2023 celebramos a 32ª Romaria a Nossa Senhora Aparecida de Palmitos, no qual vem sendo preparada com muito carinho a todos os romeiros de diversas regiões que vem de longe demonstrar a fé e devoção a Mãe Aparecida. A programação desse ano iniciou-se no último dia 2 de outubro onde a imagem de Nossa Senhora Aparecida foi levada à comunidade do Leão, dando início à peregrinação por onde a imagem não passa no dia da Romaria, e retornou na segunda-feira, quando começou o tríduo, que será concluído nesta quarta-feira com o padre Claudemir, às 19 horas”, conta.

Grosskopf detalha ainda que nesta quinta-feira, as atividades têm início já a partir das 7 horas. “No dia da padroeira do Brasil, às 7 horas começa a Romaria passando por 12 comunidades de Agudos do Sul, com chegada prevista para as 18 horas. Em seguida, teremos a missa celebrada pelo bispo Dom Celso Antônio Marchiori e concelebrada pelo padre Fabiano, concluindo a homenagem com fogos de artifício coloridos.”, explica.

Por fim, Grosskopf estende o convite para que todos possam participar da solenidade. “A expectativa vem sendo positiva pois o evento é preparado e organizado para que todos se sintam da melhor forma, quanto ao público a expectativa é cada vez maior pois se trata do maior evento religioso da Diocese de São José dos Pinhais. Para concluir convidamos a todos que já vieram e também aqueles que não conhecem, a fazerem parte desse momento de muita devoção a Nossa Senhora Aparecida”, conclui.

Piên também vem contando com programação especial em honra a padroeira da capela do bairro Avencal. A romaria acontece nesta quinta-feira, saindo das capelas de Campina dos Maia, Boa Vista e Matriz, seguindo ao Centro de Evento José Loir Dreveck para celebração da missa às 9h30 com Dom Celso. Ao longo do dia, acontecerão as festividades, com almoço e show de prêmios.

Em Rio Negro, a missa em honra a Nossa Senhora será às 10 horas, celebrada pelo padre Orlando Leal.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email