sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Dia D mobiliza a população para aplicação de vacinas

População poderá procurar as unidades de saúde em toda a região para aplicação de vacinas. Foto: Arquivo/O Regional
População poderá procurar as unidades de saúde em toda a região para receber vacinas. Foto: Arquivo/O Regional
Ação acontece neste sábado com aplicação de vacinas contra a Covid-19, Influenza e de rotina, além de serviços de saúde

Com o objetivo de ampliar a imunização da população, unidades de saúde em toda a região estarão abertas neste sábado para o Dia D de Vacinação. A iniciativa acontece ao longo do dia, voltada a todos os públicos.

Na ocasião, haverá aplicação de doses contra a Covid-19, Influenza e demais vacinas de rotina. Em algumas unidades, também serão disponibilizados outros serviços preventivos da área de saúde.

O secretário de Estado da Saúde, Cesar Neves, faz um chamado à população para que compareça às unidades de saúde. “É uma iniciativa importante e necessária para as famílias paranaenses. Um momento de união, de irmos aos postos de saúde com alegria, pois a vacina é fundamental para a criação de uma barreira de proteção contra dezenas de doenças. Pensar na coletividade salva vidas”, destaca.

Em Piên, por exemplo, a secretária municipal de Saúde, Mayara Grosskopf, conta que participarão da ação as unidades de saúde do Centro, Trigolândia, Campina dos Maia, Campina dos Crespins e Lageado dos Martins, com atendimento das 8h às 16h30. “Estamos realizando atividades lúdicas para inserir as crianças nessa tarefa tão séria que é a vacinação. Já foram confirmadas as participações de personagens como o Zé Gotinha, Minnie e o palhaço Coragem. Já fica o convite para adultos e crianças que procurem a unidade de saúde mais próxima e faça a atualização de suas vacinas. Somente com a imunização em dia conseguiremos frear o aumento de diversas doenças”, conta.

Ainda conforme Mayara, paralelo ao Dia D de Vacinação, a Unidade Central de Saúde irá realizar mais uma etapa do programa Sábado da Saúde. “Diversos serviços serão realizados para homens e mulheres, como atendimento médico, testes rápidos de HIV, Sífilis, Hepatite B e Hepatite C; avaliação odontológica em saúde dos homens, preventivos e exames clínicos das mamas agendados, pedidos de mamografias para mulheres de 50 a 69 anos, atendimentos psicológicos agendados, pequenos procedimentos agendados, verificação de pressão arterial e teste de glicemia”, complementa.

A programação completa de atendimentos, com o locais que disponibilizarão as vacinas, pode ser consultada nas páginas oficiais das prefeituras.

 



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email