domingo, 24
 de 
novembro
 de 
2024

DER reforça fiscalização no transporte de passageiros na região metropolitana

Agentes estão realizando uma série de fiscalizações nos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba. Foto: Jorge Woll/DERO Departamento de Estradas e Rodagem do Paraná (DER-PR) está iniciando uma série de operações para fiscalizar o transporte clandestino nos 29 municípios da Região Metropolitana de Curitiba (RMC). A intenção é identificar e recolher veículos clandestinos, que operam sem registro e licença específica do DER para executar o serviço de fretamento de passageiros.
As operações serão feitas por meio de blitzes, que serão feitas em dias e horários aleatórios, para pegar de surpresa os infratores. A medida faz parte do convênio firmado com a Coordenação da Região Metropolitana de Curitiba (Comec) em junho. Durante esse período de dois meses, o DER-PR concentrou serviços no recebimento de denúncias sobre os transportes irregulares na região.
Além de examinar os documentos necessários, as blitzes verificarão as condições de uso do veículo. Em casos de irregularidades que comprometam a segurança dos passageiros e dos demais veículos em circulação, o veículo poderá ser apreendido e o motorista será levado à delegacia. Acidente com mortes ocorrido recentemente no estado de São Paulo trouxe à tona questões do setor.
Com empresa do ramo, Fabio Pianovski, da Lapa, é um dos que possuem toda regularização necessária em seus veículos de transporte. Segundo ele, o transporte clandestino acaba prejudicando os devidamente regularizados. “Além da fiscalização do DER, também somos fiscalizados pela Agência Nacional de Transportes Terrestres para viagens fora do estado”, cita.
Outro profissional da área que preza pela legalidade é Ronaldo Almeida, de Piên. Ele comenta que é importante a empresa estar regularizada para que os passageiros não tenham problemas. “Passamos periodicamente por vistorias, que englobam documentações, adequações e questões de segurança”, completa.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email