segunda-feira, 8
 de 
agosto
 de 
2022

Deputado Toninho é contrário à renovação de contratos de pedágio

Toninho diz que a população sofre com as tarifas altas e pede modificações. Foto: DivulgaçãoUma parcela importante das rodovias que cortam o estado do Paraná são pedagiadas, ou seja, administradas pelas concessionárias. Os contratos de concessão irão vigorar até 2021, no entanto, a renovação destes contratos já é tema frequente de debate.
Na última segunda-feira, na Assembleia Legislativa do Paraná, o deputado federal Toninho Wandscheer participou de um debate sobre a renovação dos contratos de pedágio, atendendo a um pedido dos parlamentares Ademir Bier e Nelson Luersen. “A maioria da bancada paranaense de deputados federais é contra a renovação”, destacou Toninho, reforçando que uma nova licitação deve ser realizada. “A população não pode continuar sofrendo o ônus com um pedágio caro. Acredito que a tarifa deveria ter um valor máximo, sendo que não há porque temer o término dos contratos. Há 18 anos, o pedágio funciona no Paraná e nesse tempo o governo do estado economizou quanto em manutenção nas estradas? Será que não é capaz de superar esse passivo judicial, envolvendo o estado e as concessionárias e dar ao povo o direito de pagar o pedágio mais barato?”, questionou Toninho.
Segundo o parlamentar, em recente encontro o governador Beto Richa também manifestou ser contra a prorrogação dos contratos. “Sendo assim, o governo federal não poderá fazer a renovação, se o estado não assinar. Acho que nós temos um caminho a andar e por onde percorrer para que não aconteça esse problema da renovação dos contratos. O pedágio precisa de um novo processo, que seja econômico e traga realmente um incentivo à economia do estado”, destacou Toninho.
Além disso, uma decisão liminar, da Justiça Federal do Paraná também proibiu o governo do estado de renovar, sem licitação, os contratos de concessão com as atuais empresas que exploram o pedágio.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email