Com uma estrutura de segurança inadequada e superlotada, a delegacia de Polícia Civil da Lapa registrou na madrugada de ontem uma nova fuga em massa dos presos. Ao todo, 26 detentos conseguiram fugir nesta ocasião, sendo que até a tarde de ontem apenas três foram recapturados.
De acordo com o delegado Vinicius Fernandes Maciel, os detentos abriram um buraco no teto da cela e tiveram acesso ao telhado do imóvel. “Em seguida, eles improvisaram uma corda para pular o muro e ingressar na via pública”, detalha o delegado. Entre os foragidos estão criminosos de alta periculosidade, como traficantes e homicidas. “Eles vieram de diversas cidades da região e podem estar espalhados em uma grande área”, destaca. Confira as fotos e os nomes dos foragidos não capturados. Informações que levem ao paradeiro dos presos devem ser repassadas a Polícia Militar através do telefone 190.
Ainda segundo a Polícia Civil, a delegacia tem capacidade para 16 presos, mas, no momento da fuga, estava com mais de 50. Em alguns casos, os detentos estão ali há mais de 600 dias aguardando uma vaga no sistema prisional, o qual está sempre lotado.
Esta é a segunda fuga de presos da delegacia da Lapa neste ano e reforça a necessidade de investimentos na segurança pública como um todo, principalmente, na desocupação das delegacias que não têm esta função.