O Centro Estadual de Gerenciamento de Risco de Desastres (Ceged), órgão da Coordenadoria Estadual de Proteção e Defesa Civil, já emitiu 399 avisos de eventos meteorológicos por SMS neste ano. Os dados foram apresentados nesta terça-feira (6) no I Seminário Paranaense de Avaliação dos Avisos Meteorológicos e Alertas de Desastres, que acontece no Palácio das Araucárias, em Curitiba.
Os avisos meteorológicos são enviados para quem cadastrou o seu CEP no número 40199. O serviço é gratuito e está disponível para os 399 municípios paranaenses, ajudando a população a não ser pega de surpresa em casos de eventos climáticos severos.
Junto aos disparos de SMS, o Ceged também envia alertas de risco de desastres às coordenadorias regionais e às unidades municipais de Defesa Civil, além de alertar diretamente a população que vive nas áreas de atenção monitoradas no Estado.
Avaliação – A efetividade desses serviços, que se baseiam nas informações repassadas por instituições como o Simepar e o Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (Cemaden), foi avaliada no seminário. O evento é promovido pelo Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) e conta com a participação de gestores da Defesa Civil de vários estados brasileiros.
A proposta é que as entidades nacionais e estaduais que trabalham com o tema discutam a qualidade dos avisos meteorológicos e os alertas de desastres. “O Paraná tem se destacado pela disponibilização dessas informações, mas os técnicos precisam sempre melhorar a qualidade desse processo”, disse o diretor do Ceped, major Eduardo Gomes Pinheiro. “Este evento procura avaliar o impacto e assertividade desses alertas para que o sistema seja cada vez mais aprimorado”, afirmou.
Para o coordenador executivo da Defesa Civil Estadual, major Antonio Hiller, o principal desafio hoje é ampliar o alcance dos avisos meteorológicos, que está disponível para toda a população. “O objetivo é melhorar a proteção das pessoas, para que a população seja avisada com antecedência sobre os eventos meteorológicos severos ou a possibilidade de desastres”, disse. “Com isso, é possível mobilizar as estruturas de Defesa Civil para que haja tempo para desenvolver ações que diminuam os danos advindos desses desastres”, acrescentou.
Cadastro – Para receber essas informações é necessário cadastrar o CEP da residência ou de outros locais de interesse. É só enviar, sem custo, uma mensagem de SMS com o CEP para o número 40199. Qualquer dúvida é só acessar a página da Defesa Civil (www.defesacivil.pr.gov.br), que disponibiliza todas as informações para o cadastro.
Seminário discute redução de risco de desastres
O evento desta terça-feira é uma preparação para o Seminário Paranaense de Pesquisa e Redução de Desastres, que acontece de quarta (7) a sexta-feira (9) nas dependências da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), em Curitiba. A abertura será às 8h30.
O evento tem como objetivo apresentar os resultados das pesquisas desenvolvidas no último ano pelas instituições que integram a Rede Estadual de Pesquisa, Ensino, Extensão e Inovação Tecnológica (Redesastre), além de promover o fortalecimento da rede enquanto iniciativa que visa a integração das instituições cooperadas para a geração de conhecimento voltado à Redução de Risco de Desastres (RRD).
É uma iniciativa do Centro Universitário de Estudos e Pesquisas sobre Desastres (Ceped) do Paraná, órgão vinculado à Casa Militar e à Universidade Estadual do Paraná (Unespar), e conta com o apoio da Capes (fundação do Ministério da Educação), da PUC-PR e da Sanepar.
Fonte: AEN