Curitiba recebeu nesta semana dois novos prêmios nacionais de gestão pública. Na terça-feira, o projeto Curitiba Colabora foi vencedor do Prêmio Excelência em Inovação na Gestão Pública na categoria Gestão Colaborativa, anunciado durante a 22ª edição do Congresso de Inovação e Informática na Gestão Pública (Conip) 2016, realizado em São Paulo.
É um reconhecimento às iniciativas no uso da tecnologia da informação voltadas à melhoria dos serviços públicos. Concorrem propostas inovadoras e iniciativas de sucesso de órgãos públicos, ONGs e fundações do setor. O projeto Curitiba Colabora consiste em um conjunto de ações voltadas ao desenvolvimento colaborativo de soluções para Cidades Inteligentes, desenvolvido pela Secretaria de Informação e Tecnologia (SIT).
Na quarta-feira, durante o evento Connected Smart Cities, no Rio de Janeiro, a capital recebeu o 1º lugar no ranking geral em duas áreas: Urbanismo e Governança. O evento reúne empresas, entidades e governos com a missão de encontrar o DNA de inovação e melhorias para cidades mais inteligentes e conectadas e compreendeu a avaliação de 73 diferentes indicadores em 11 temas pelas empresas Sartor e Urban Systems Consultori.
“Tivemos redução de cinco secretarias, da frota de veículos, de passagens aéreas e de hospedagem, gastos com horas extras, de materiais de consumo, enfim, um conjunto que permitiu reduzir significativamente as despesas”, destacou o secretário do Governo Municipal, Ricardo Mac Donald Ghisi.
Lembrou também medidas como o Programa de Recuperação Fiscal (Refic), que permitiu a 5 mil contribuintes regularizar débitos junto à prefeitura, e a transparência adotada pela administração do prefeito Gustavo Fruet, que recebeu nota 10 em transparência em avaliação feita pelo Ministério Público Federal.