domingo, 22
 de 
maio
 de 
2022

Curitiba é a capital mais saneada do Brasil, aponta ranking da Abes

Prefeito Rafael Greca recebeu premiação em evento realizado na última segunda-feira em São Paulo. Foto: Prefeitura de CuritibaCuritiba é a capital com mais saneamento do Brasil, de acordo com o ranking da Associação Brasileira de Engenharia Sanitária e Ambiental (Abes) divulgado na última segunda-feira. O prêmio foi entregue ao prefeito Rafael Greca no simpósio do Ranking da Universalização do Saneamento, em São Paulo.

Foram avaliados 231 municípios com mais de 100 mil habitantes. “Divido esse prêmio com a equipe da Sanepar e da zeladoria urbana de Curitiba, os valorosos servidores da Secretaria do Meio Ambiente e todos os nossos colegas da prefeitura”, disse Greca. “Onde tem rede de saneamento, a doença vai embora. Esgoto tratado e água limpa representam saúde para a população”, declarou.

O prefeito também ressaltou os números que colocam Curitiba em evidência na área: 94% de cobertura de esgoto, 100% de água tratada para a população e 100% de coleta de resíduos em quatro modalidades – comuns (domiciliares), recicláveis, vegetais e entulhos e resíduos perigosos.

O reciclável recolhido pela coleta seletiva é destinado às associações de catadores. Atualmente são 21 associações credenciadas e este número deverá chegar a 40 associações no processo de credenciamento que está aberto.

O índice de separação de recicláveis na cidade é de 22%. Ou seja, de todo o resíduo com característica de domiciliar, quase 1/4 é separado e recolhido pela coleta seletiva ou pelos catadores.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email