sábado, 8
 de 
fevereiro
 de 
2025

Cresce apreensão de drogas na região

Delegado Vinicius alerta que traficantes tem usado menores de idade. Foto: Arquivo/O RegionalO combate ao tráfico de drogas é uma batalha em todo o país e não tem sido diferente na região. Números obtidos com exclusividade pelo jornal O Regional mostram um crescimento expressivo do comércio de drogas nos municípios locais. A preocupação é ainda maior quando identificado que maioria das pessoas detidas por envolvimento no tráfico são jovens e adolescentes.
Segundo dados da Secretaria de Estado da Segurança Pública, em 2014 foram apreendidos 244,97 quilos de maconha, cocaína e crack na região. Já em 2015, este número passou para 5.031,713 quilos de entorpecentes, ou seja, um crescimento de mais de 2 mil por cento.
Tijucas do Sul é o município com maior número de apreensões, contabilizando mais de 4.500 quilos nestes dois anos. “Em uma das operações, que aconteceu em conjunto com a Polícia Rodoviária, foram apreendidos 3.500 quilos de maconha, sendo esta uma das maiores do estado. Essa região faz ligação com importantes rodovias do Sul do país, fomentando o tráfico”, comentou o comandante da Polícia Militar de Tijucas do Sul, Sargento Toledo. “É uma situação preocupante e, devido à crise econômica que o país enfrenta, temos a inclusão de novas pessoas neste ramo”, completou o policial.
De acordo com o delegado da Polícia Civil da Lapa, Vinicius Fernandes Maciel, os traficantes têm utilizado com mais frequência os jovens menores de idade para comercializar drogas. “Nestes casos, as medidas socioeducativas para as pessoas apreendidas são bem menores e os principais criminosos ficam ilesos”, explica o delegado. A maconha é a droga que teve o maior número de apreensões na região e acredita-se que é a mais utilizada. “Esta substância é mais barata e a porta de entrada para o vício. Na sequência, temos a cocaína e o crack, que são altamente prejudiciais e o usuário torna-se dependente em pouco tempo de uso”, relatou.
Mesmo com o crescimento no número de apreensões, há municípios em que os números são relativamente baixos. No período, em Campo do Tenente, oficialmente nenhuma quantidade de droga foi apreendida. Já em Agudos do Sul, foram apreendidas 20 gramas e em Contenda 57 gramas. “Mas isso não significa que não exista comércio de drogas nestas cidades”,

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email