terça-feira, 7
 de 
maio
 de 
2024

Copel instala medidores inteligentes em Agudos, Lapa e Mandirituba

Copel está instalando medidores inteligentes em cidades do Paraná. Foto: Copel
Copel está instalando medidores inteligentes em cidades do Paraná. Foto: Copel
Programa Rede Elétrica Inteligente está levando soluções de automação do sistema para clientes em diversas regiões paranaenses. Cidades do suleste paranaense estão recebendo os serviços

O programa Rede Elétrica Inteligente está levando soluções de automação do sistema para clientes em diversas regiões do Paraná. O trabalho consiste da troca do relógio de luz nas unidades consumidoras, avanço que está em andamento atualmente em 16 municípios das regiões Metropolitana de Curitiba, Centro-Sul do Paraná e nos Campos Gerais.

No suleste paranaense, eletricistas da empresa Eleng, contratada pela Copel para o trabalho, estão visitando domicílios em Agudos do Sul, Lapa e Mandirituba, O trabalho segue também Contenda e Fazenda Rio Grande, onde a substituição dos medidores está em fase de conclusão.

A previsão da companhia é que neste março outros sete municípios recebam a visita dos profissionais contratados pela Copel. A troca do medidor leva em média 30 minutos, período em que é necessário desligar a unidade consumidora, não tendo custo para o cliente.

Devidamente identificados, os funcionários da Eleng possuem carta de apresentação emitida pela Copel. Em média, 7 mil medidores têm sido trocados semanalmente pelo Programa Rede Elétrica Inteligente.

Fases – O Programa Rede Elétrica Inteligente está sendo executado por fases, em uma primeira etapa que cobrirá toda a região Sul do Estado, com um investimento de aproximadamente R$ 820 milhões, cobrindo a faixa Sudoeste e parte do Centro-Sul paranaenses, com 73 municípios. A atual frente de trabalho atenderá 28 municípios da Região Metropolitana de Curitiba, Campos Gerais, mais uma porção do Centro-Sul e a Ilha do Mel.

Benefícios – A modernização dos medidores permite ao consumidor acompanhar o consumo em tempo real por meio do aplicativo da Copel para celulares. Quando os medidores passam a se comunicar com uma central da empresa, há a possibilidade de executar comandos remotos, agilizando serviços rotineiros, como a ligação e religação de energia, e também o retorno da luz em desligamentos ocorridos por fatores externos, como os temporais.

Com a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar o consumo em tempo real pelo aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS, possibilitando solicitar serviços, acompanhar débitos e recuperar informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.

Como o medidor inteligente elimina a necessidade de visitas mensais para leitura do consumo, a Copel também incentiva o cadastro para o recebimento das faturas de luz por e-mail, reduzindo o uso de papel.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email