quinta-feira, 7
 de 
julho
 de 
2022

Copel executa melhorias na rede para safra do fumo em Piên

Melhorias na rede de energia em Piên foram debatidas junto à companhia nesta semana. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Após relatos de problemas no fornecimento de energia elétrica na última safra do tabaco, empresa promoveu uma série de ajustes e de modernização na rede

A fumicultura é tida como a principal alternativa de renda para muitos produtores rurais de Piên, com a qualidade do produto sendo reconhecida internacionalmente. Nos últimos anos, no entanto, os agricultores vêm sofrendo com uma série de dificuldades, entre elas, a interrupção no fornecimento de energia elétrica durante a secagem do fumo, o que compromete a produtividade e, em casos extremos, a perda total da colheita e até mesmo o incêndio de estufas.

Diante desta realidade, a prefeitura de Piên está acompanhando, desde, o início do ano os trabalhos executados pela Copel. Nesta semana, o prefeito Maicon Grosskopf, acompanhado do secretário de Agricultura, Carlos Magon, e do vereador Clever Beil, estiveram na sede da companhia em Fazenda Rio Grande, foi recebido pela gerente da agência de Fazenda Rio Grande, Fabricia Trevisan, pelo supervisor de projetos, Adenilson Lima de Andrade, e pelo supervisor de manutenção, Ronaldo Pritzsche.

Na ocasião, o secretário Carlos Magon comentou sobre os impasses sofridos pelos produtores. “A última safra foi a que registramos o maior número de ocorrências. Todo prejuízo fica com o produtor, que não tem mais condições de suportar isso”, destacou.

Durante a reunião, os técnicos da Copel explicaram que na última safra foi instalada a rede trifásica, sendo diagnosticado ao longo da safra que esta estrutura necessitava, devido à alta carga exigida, de alguns ajustes como o balanceamento do sistema. No período, a companhia fez várias adaptações para corrigir inconformidades, somada também a ligação de uma nova rede que vem de Campo do Tenente e passa pelo interior de Rio Negro, além da efetivação de uma equipe terceirizada que estará no município para atender eventuais ocorrências.

Para o prefeito Maicon Grosskopf, o trabalho de correção das inconformidades no sistema é essencial para o fortalecimento da agricultura e manutenção das atividades dos produtores. “Temos mais de mil famílias na produção do tabaco e valorizamos muito o trabalho de cada produtor, por isso, pedimos que seja feito tudo o que estiver ao alcance para não termos mais esta realidade. Neste sentido, a Copel tem buscado qualificar a rede e estar cada vez mais próxima para que os tristes registros da última safra não se repitam”, pontuou.

O presidente da Acipien&Aciapsul, Wilson Luiz, representando a classe empresarial, e o vereador pienense Giomar da Rosa também estiveram neste mês reivindicando melhorias a Copel. Junto à presidência da companhia, solicitaram providências urgentes.

Recomendações – A Copel reforçou algumas orientações visando a qualificação e a agilidade no trabalho prestado. Para isso, em caso de interrupção do serviço, a companhia disponibiliza WhatsApp 24 horas através do número (41) 3013 8973, além de um canal de comunicação via SMS no número 28593. Para auxiliar os trabalhos, é solicitado que o cliente tenha em mãos o número da unidade consumidora e que o cadastro do cliente na Copel seja atualizado e conste a produção de tabaco para que o atendimento seja priorizado.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email