quinta-feira, 9
 de 
maio
 de 
2024

Copel apresenta plano safra para secagem do fumo em Piên

Plano Safra foi apresentado pela Copel ao poder executivo de Piên. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Plano Safra foi apresentado pela Copel ao poder executivo de Piên. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Piên
Reunião entre representantes da prefeitura e da companhia debateu sobre o atendimento aos agricultores no período de secagem do produto

O fumo é considerado uma das principais fontes de renda das famílias de Piên e, com o intuito de assegurar plenas condições de trabalho aos agricultores locais, o prefeito Maicon Grosskopf esteve reunido, na última quinta-feira, com representantes da Copel, que apresentaram o plano safra para o fornecimento de energia elétrica no período de cura da produção.

Na oportunidade, a companhia apresentou medidas para garantir o bom funcionamento do serviço de energia elétrica principalmente no período da colheita de fumo. A reunião foi acompanhada pelo vice-prefeito Pedro Geraldo Cavalheiro da Silva e pelo secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Carlos Augusto Magon.

O gerente regional da Copel, Diogo Mantovani, salientou que a companhia desenvolve um plano safra que antecede a colheita do fumo, visando que a rede possa suportar o aumento de carga nesta época do ano. “O consumo cresce expressivamente e por isso fazemos toda uma manutenção preventiva, corrigindo possíveis falhas e minimizando os desligamentos”, explica Diogo. Recentemente, além dos ajustes técnicos, a Copel promoveu a limpeza de toda a rede. “Galhos de árvores e uma limpeza geral é feita para que a rede não seja atingida ou danificada, além do acesso ser facilitado em casos de emergência”, enfatizou.

Outro ponto ressaltado por Mantovani é a necessidade de atualização do cadastro junto a Copel, onde o produtor de tabaco é colocado entre as prioridades. “Esse cadastro é interno da Copel e nos ajuda a entender a rede de clientes. Quando um fumicultor está sem energia, o próprio sistema prioriza o atendimento”, detalhao gerente regional, destacando que a companhia também reforça que as equipes de serviço permanecem na cidade e, em casos de emergência, recebem o reforço de outras regiões. “Trabalhamos para que não haja interrupção de energia, mas casos como temporais e outras intercorrências podem vir a acontecer, por isso, temos duas equipes em cada município”, relatou.

O prefeito Maicon Grosskopf pontuou que a busca em qualificar o atendimento prestado pela Copel é fundamental para que o fumicultor tenha condições de continuar na produção. “Temos um respeito muito grande pelos nossos agricultores, que trabalham de sol a sol pelo sustento de suas famílias. Quando assumimos a gestão do município, nos deparamos com muitos casos de quedas de energia, que queimaram motores das estufas e causaram enormes prejuízos, os quais foram unicamente suportados pelos produtores. Posteriormente, a Copel fez uma série de ajustes, acompanhada pela prefeitura e pela câmara de vereadores, o que minimizou muito este problema”, recordou.

O gestor ainda afirmou que a municipalidade não mede esforços para ao atendimento da classe agrícola. “Estamos continuamente acompanhando os trabalhos e solicitando intervenções quando necessárias. Queremos que o homem de campo tenha condições de prosperar na atividade agrícola e receba um serviço de qualidade”, finalizou.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email