quinta-feira, 16
 de 
maio
 de 
2024

Cooperativa Coopertijucas amplia produção de cogumelos na região

Linha de produtos vem ganhando mercado nacionalmente. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Tijucas do SulDurante muito tempo, a agricultura na região era dominada por poucas culturas e os agricultores sempre ficavam a mercê da instabilidade da produção. Em Tijucas do Sul, a avicultura foi por um bom período a principal fonte de renda, mas, com a falência de empresas, os produtores herdaram dívidas e muitos tiveram até mesmo que abandonar a vida no campo.
Esta dificuldade fez com o que o município se reinventasse e buscasse novas alternativas. Neste sentido, em 2012, foi fundada a cooperativa Coopertijucas, a qual inicialmente contava com a participação de 21 agricultores na produção de cogumelo. “O começo foi bastante difícil, já que os agricultores estavam receosos em investir em um novo mercado”, conta o presidente da entidade, Eliobas de Jesus Leandro.
Com muito esforço e dedicação, a produção foi se expandindo e hoje são 70 produtores cooperados. “Além de Tijucas, agricultores de outros dez municípios compõem a cooperativa. Começamos produzindo uma tonelada de cogumelo ao mês e hoje fornecemos oito toneladas ao mês, sendo que todos os cooperados têm a venda da produção garantida”, relatou Eliobas, destacando que os produtos são comercializados nos estados do Paraná, Santa Catarina, São Paulo e Rio de Janeiro.Processamento do cogumelo também gera empregos em Tijucas. Foto: Assessoria de Imprensa/Prefeitura de Tijucas do Sul
A Coopertijucas vem firmando parcerias com outras cooperativas, entre elas a Cooacol, de Colombo. “Estamos fortalecendo a nossa marca, prezando sempre por um produto de qualidade. Além disso, apresentamos uma nova linha de produtos com o lançamento do sachê de 100 gramas e o cogumelo in natura, ou seja, sem conservantes”, explicou Eliobas. A entidade também conta com site, www.coopertijucas.com.br.
Para os próximos anos, a intenção da cooperativa é adquirir novos equipamentos que possibilitem o aumento da produção. “Estamos trabalhando de forma planejada e em um futuro próximo queremos diversificar a produção. Todo este processo será realizado com os pés no chão mantendo o compromisso com os fornecedores e, principalmente, com os cooperados”, concluiu Eliobas.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email