segunda-feira, 14
 de 
junho
 de 
2021

Convênio entre Comesp e prefeituras disponibiliza atendimento de UTI móvel

Assinatura do convênio foi realizada na última sexta-feira, em cerimônia que reuniu diversas autoridades. Foto: DivulgaçãoBuscando ampliar e qualificar o serviço de atendimento na área da Saúde, cinco municípios da região firmaram um acordo com o Consórcio Metropolitano de Saúde do Paraná (Comesp) para contar com suporte de UTI móvel no Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu). A assinatura deste convênio foi realizada na última sexta-feira e reuniu prefeitos, secretários municipais e representantes do consórcio.

Por meio deste acordo, o município de Fazenda Rio Grande forneceu a base e a ambulância para o Comesp, que fará a gestão e a manutenção deste serviço, o qual será custeado também pelas cidades de Campo do Tenente, Mandirituba, Piên, Quitandinha e Rio Negro, consorciados neste processo e que farão o pagamento conforme a demanda populacional.

O atendimento do Samu é solicitado em casos de urgência e emergência, como acidentes, infarto, acidente vascular cerebral (AVC), entre outros quadros clínicos em que o paciente esteja em risco de vida ou que possa sofrer sequelas. Este serviço pode ser acionado por qualquer cidadão pelo número 192, estando a cargo da central prestar as orientações e encaminhar o atendimento necessário, seja com a UTI móvel ou mesmo com a ambulância padrão.

De acordo com o secretário de Saúde de Piên, Jair Batista, este acordo entre os municípios possibilitou a efetivação da UTI móvel. “Certamente, se não houvesse esta união entre as cidades seria inviável implantar este atendimento, o qual tem um custo mensal na casa de R$ 100 mil”, detalha, salientando a importância deste serviço. “Para os casos urgentes, contamos com o suporte da aeronave, no entanto, no período noturno ou em dias chuvosos e de neblina, é impossível ter este auxílio. Assim, passamos a somar também com toda a estrutura necessária para o transporte terrestre”, ressalta.

Vale ressaltar que os municípios que contam com a base do Samu seguirão prestando este atendimento, tendo agora o importante suporte da nova base de Fazenda Rio Grande.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email