sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Congresso da Adjori-PR reforça papel responsável da imprensa

Representantes dos jornais e membros do governo e Assembleia durante o Congresso. Foto: Arquivo/O Regional
Representantes dos jornais e membros do governo e Assembleia durante o evento. Foto: Arquivo/O Regional
Evento foi realizado nesta semana em Foz do Iguaçu, com uma programação envolvendo diversas temáticas do jornalismo e eleição de diretoria. Congresso contou com a presença do secretário de Estado de Comunicação, Cleber Mata, e da diretora de Comunicação e Marketing da Assembleia, Kátia Chagas

Foi realizado nesta semana, em Foz do Iguaçu, o 28º Congresso da Adjori-PR. Promovido pela Associação dos Jornais e Revistas do Interior do Paraná (Adjori-PR), o evento teve início no domingo e seguiu até terça-feira.

A programação contou com diversas temáticas do jornalismo. As palestras abordaram temas como Inteligência Artificial, novas legislações, presença no digital, responsabilidade, entre outros. “Hoje, o que é mais seguro para os jornais é que a Inteligência Artificial não vai escrever as notícias, tem a capacidade de maximizar o resultado do trabalho elaborado pela redação para que seja distribuído através de múltiplos canais”, disse Alisson Sizenando Ferreira, da Frame Tecnologia e Gestão da Inovação, um dos palestrantes.

A palestrante Natalia Pandolfo, representante da Alright, falou sobre tendências dos veículos de notícias locais. “Deve-se ter a proximidade com essas tecnologias, a Inteligência Artificial está próxima do nosso dia a dia, sabendo usá-la de maneira correta, outra tendência é estar próximo, veicular a notícia da nossa audiência local, ter a presença humana”, reiterou.

O secretário de Estado da Comunicação, Cleber Mata, participou de uma roda de conversa com os diretores dos veículos de comunicação. “Não deve existir muro burocrático entre as redações e o Governo do Estado, pois, os jornais prestam um trabalho relevante levando a boa informação, e literalmente, as pessoas respiram todo esse contexto”, disse.

O congresso contou também com a participação da diretora de Comunicação da Assembleia Legislativa do Paraná, Kátia Chagas. Ainda participou o radialista Jotapê, representando no evento também o governo estadual. “No mundo que vivemos hoje de fake news, a matéria que está no jornal impresso, no rádio ou na TV tem origem”, destacou. Houve ainda eleição e posse da diretoria e visitação a atrativos e pontos turísticos da cidade.

Diretoria
A posse da diretoria recém-eleita ocorreu na segunda-feira, no auditório do Foz Plaza Hotel. Cidenei Cristian Allebrandt foi reeleito presidente para o biênio 2024/2026. “Reitero a importância dessa solenidade, não apenas para mim, mas, também para os integrantes da diretoria e da Adjori, como um todo. Estar à frente de uma associação é representar estes anseios, é saber traduzir e ter a oportunidade para que os sonhos se tornem realidade através de um projeto em que a maioria se veja de forma democrática e republicana representada. É nisto que acredito”, enfatizou. A diretoria é composta ainda pelo vice-presidente Getúlio Vargas Soares, tesoureiro Waldiclei Barboza, 2º tesoureiro Carlos Cezar Martine, secretário Moacir Luiz Gouchert e 2º secretário Sinuê Giacomini, além dos Conselhos Fiscal e de Ética.

Kattamaram II e Itaipu
Os associados realizaram passeio no Kattamaram II, que proporcionou belas imagens ao pôr sol, apresentou as belezas naturais da tríplice fronteira com muita diversão e alegria. “É um passeio sensacional, são várias opções incluindo restaurante, música ao vivo, vista das pontes de um outro ângulo sobre os Rios Iguaçu e Paraná, destacou o guia interno Gustavo Henrique. Esclareceu também que os passeios acontecem diariamente de domingo a domingo, com duração de 2 horas cada. “São dois passeios ao dia, um ao meio-dia e outro ao pôr do sol, com a embarcação do Katamaran II saindo às 17 horas”, finalizou. Os participantes do congresso da Adjori/PR em Foz do Iguaçu também tiveram a oportunidade de realizar visitação à usina Itaipu Binacional, no Rio Paraná, entre Brasil e Paraguai. Além da visita panorâmica, puderam fazer a visita técnica interna.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email