terça-feira, 27
 de 
fevereiro
 de 
2024

Confira como foi a votação nas dez cidades da região no primeiro turno

Eleitores de toda a região foram às urnas para o primeiro turno das eleições gerais ao longo deste domingo

Os cerca de 223 mil eleitores aptos ao voto nas dez cidades da região foram às urnas neste domingo para o primeiro turno das eleições.  Ao chegar à cabine de votação, o cidadão votou na seguinte ordem: deputado (a) federal, com quatro números; deputado (a) estadual, com cinco números; senador, com três dígitos; governador (a), com dois números; e presidente, com dois dígitos.

Conforme levantamento junto aos resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato ao cargo de presidente mais votado nos dez municípios do suleste paranaense, enquanto Ratinho Junior (PSD) liderou na votação para o governo do Estado.

De acordo com Samantha Balduino, do Cartório Eleitoral de Fazenda Rio Grande, que abrange ainda Agudos do Sul, Mandirituba e Piên, a votação no primeiro turno ocorreu de forma tranquila. “Ocorreu dentro da normalidade”, afirmou.

Confira abaixo a votação em todo o suleste paranaense para os cargos de presidente, governador e senador, e os dez mais votados nos cargos de deputado federal e estadual. Os candidatos mais votados em cada cidade não foram, necessariamente, eleitos, visto que esta é uma eleição a nível nacional e estadual.

Ratinho Junior é reeleito e garante sequência de investimentos e programas

Governador foi reeleito com mais de 4,2 milhões de votos, correspondendo a 69,6% dos votos válidos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) foi reeleito no primeiro turno das eleições gerais, no último domingo, para um novo mandato à frente do governo do Paraná. Ele obteve o apoio de mais de 4,2 milhões de paranaenses, o que representa 69,6% dos votos válidos. O segundo colocado foi Requião (PT), com 26,23% dos votos, seguido por Gomyde (PDT), com 2,08%. .

A coligação vencedora, com Darci Piana (PSD) como vice-governador, contou com PSD, Republicanos, MDB, Solidariedade, PL, UNIÃO, PMB, PP, AGIR, PROS e PTB. A apuração de 100% das urnas no Paraná apontou que Ratinho Junior saiu vitorioso em 378 dos 399 municípios, ou seja, 94%. Na região, a maior votação foi apontada em Piên, com 81,92% dos votos.

Em seu pronunciamento após reeleito, o governador assegurou a continuidade a grandes projetos em várias esferas. “Tive a oportunidade de conversar com toda a população, viajando o Estado e conhecendo de perto a realidade e a necessidade do povo. Consolidamos um projeto que tem foco no progresso do Paraná”, ressaltou Ratinho Junior. “Eu e o Darci Piana nos comprometemos a nos dedicar ao máximo para fazer do Paraná o melhor estado para se viver. Também agradeço ao vice-governador reeleito por ceder sua grande experiência de vida e profissional ao sonho desse paranaense pé vermelho”, complementou.

Sobre projetos tirados do papel nos últimos anos e obras executadas, o governador citou, na área da educação, sobre o salto de qualidade da educação pública da rede estadual, que garantiu o topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 no ensino médio, no qual o Paraná aparecia em 7º lugar em 2017, subiu para 3º dois anos depois e agora está em primeiro lugar. “Temos hoje a melhor educação pública do País. Vamos trabalhar para nos tornarmos a melhor educação da América Latina”, afirmou.

Citou ainda os contornos de Castro, Cascavel e Pato Branco; a duplicação de várias rodovias, como a PR-092 e PRC-323, além da duplicação do trecho urbano da BR-277 em Guarapuava.

O Paraná também se mantém, de acordo com Ratinho Junior, em primeiro lugar em sustentabilidade ambiental do País, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados. O governador enalteceu ainda que o objetivo é manter esse caminho: educação em alta, muitas obras e um olhar responsável para o meio ambiente.

Em disputa acirrada pela presidência, Bolsonaro e Lula vão ao segundo turno

Bolsonaro tenta a reeleição, enquanto Lula busca chegar à presidência pela terceira vez. Eleitores voltarão às urnas no dia 30 de outubro para a definição do presidente da República

A disputa pela presidência da República terá como protagonistas, no segundo turno, Jair Bolsonaro (PL), buscando a reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta presidir o país pela terceira vez.

Em um duelo acirrado, caracterizada como dos extremos, os dois candidatos terão cerca de três semanas para defender seus propósitos e buscar eleitores para a definição de quem comandará o Brasil pelos próximos quatro anos. Com a totalização de 100% das unas apuradas, Lula conquistou mais de 57,2 milhões de votos (48,43%), enquanto Bolsonaro obteve a votação de 51 milhões de eleitores (43,20%), seguido por Simone Tebet (MDB), com 4,9 milhões de votos (4,16%) e Ciro Gomes (PDT), com 3,5 milhões (3,04%). Os demais candidatos não alcançaram o percentual de 1%.

No Paraná, Bolsonaro liderou a disputa, com 55,26%, correspondendo a 3,6 milhões de votantes, enquanto Lula alcançou a porcentagem de 35,99%, ou seja, 2,3 milhões de votos. Na região, o candidato do PL também liderou em todas as cidades, tendo a maior votação em Piên, com 66,03%, e Lula teve a maior votação em Tijucas, com 42,47%. Confira abaixo como foi a votação na região.

O segundo turno acontecerá no próximo dia 30 e a propaganda eleitoral no rádio e na TV tem início a partir de sexta-feira.

Moro vence a disputa pelo Senado no Paraná

Concorrendo pela primeira vez a um cargo político, ex-juiz federal conquistou mais de 1,9 milhão de votos

A disputa pelo senado no Paraná foi apontada por muitos eleitores como imprevisível, com três nomes no centro de pesquisas: o atual senador Álvaro Dias (Podemos), Sergio Moro (União Brasil) e Paulo Martins (PL). Os primeiros levantamentos de intenção de votos apontavam para uma vantagem de Dias, o que teve mudanças na reta final, com o ex-juiz Sérgio Moro demonstrando recuperação e uma subida nos percentuais por parte de Martins.

Nas urnas, Sergio Moro conquistou a cadeira ao senado pelos próximo oito anos, com o voto de mais de 1,9 milhão de pessoas (33,50%), seguido por Paulo Martins, com 1,6 milhão de votantes (29,12%), e Alvaro Dias, com 1,3 milhão (23,94%). Rosane Ferreira (PV) conquistou 475,5 mil votos (8,16%), Desiree (PDT) teve 130,5 mil votos (2,24%), Aline Sleutjes (PROS) chegou a 89,5 mil votos (1,54%) e Orlando Pessuti (MDB) teve 63,7 mil votos (1,09%), enquanto os demais não chegaram a 1%.

No suleste paranaense, Moro liderou a votação nas dez cidades locais.

Paraná tem 36% de renovação na câmara federal e de 44% na Alep

Dos 30 nomes para deputado federal, 19 foram reeleitos, enquanto no âmbito estadual, a reeleição foi de 30 parlamentares dos 54 escolhidos

A bancada paranense da Câmara Federal contará com 36,7% de renovação. Dos 30 nomes escolhidos para o cargo de deputado federal, 19 foram reeleitos no último domingo. A surpresa foi o ex-procurador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol (Podemos), que, disputando pela primeira vez um cargo político, foi mais votado no Paraná, obtendo 344.917 votos.

Em todo o suleste paranaense, os nomes de Luciano Ducci (PSB) e Toninho Wandscheer estiveram entre os mais votados. Ducci liderou as votações em Agudos do Sul, Lapa, Piên e Rio Negro, enquanto Wandscheer apareceu no topo nas cidades de Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Quitandinha e Tijucas do Sul. Felipe Francischini (União) liderou em Campo do Tenente e Beto Preto (PSD) em Contenda.

Já para o cargo de deputado estadual, a renovação é de 44,5%, ou seja, das 54 eleitos, 30 já ocupavam uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Alexandre Curi (PSD) foi o parlamentar mais votado, com 237.033 votos. Na região, a liderança de votação esteve diversificada.

Em Agudos, Anibelli Neto (MDB) esteve na ponta; Alisson Wandscheer liderou em Campo do Tenente e Fazenda Rio Grande; Alexandre Curi liderou em Contenda; Hussein Bakri na Lapa; Thiago Bührer em Mandirituba, Quitandinha e Tijucas do Sul; Traiano em Piên e Alceu Ricardo Swarowski, ex-prefeito de Rio Negro, esteve no topo da votação no município.

Com informações do TSE
Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email