sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Confira como foi a votação nas dez cidades da região no primeiro turno

Eleitores de toda a região foram às urnas para o primeiro turno das eleições gerais ao longo deste domingo

Os cerca de 223 mil eleitores aptos ao voto nas dez cidades da região foram às urnas neste domingo para o primeiro turno das eleições.  Ao chegar à cabine de votação, o cidadão votou na seguinte ordem: deputado (a) federal, com quatro números; deputado (a) estadual, com cinco números; senador, com três dígitos; governador (a), com dois números; e presidente, com dois dígitos.

Conforme levantamento junto aos resultados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE),  Jair Bolsonaro (PL) foi o candidato ao cargo de presidente mais votado nos dez municípios do suleste paranaense, enquanto Ratinho Junior (PSD) liderou na votação para o governo do Estado.

De acordo com Samantha Balduino, do Cartório Eleitoral de Fazenda Rio Grande, que abrange ainda Agudos do Sul, Mandirituba e Piên, a votação no primeiro turno ocorreu de forma tranquila. “Ocorreu dentro da normalidade”, afirmou.

Confira abaixo a votação em todo o suleste paranaense para os cargos de presidente, governador e senador, e os dez mais votados nos cargos de deputado federal e estadual. Os candidatos mais votados em cada cidade não foram, necessariamente, eleitos, visto que esta é uma eleição a nível nacional e estadual.

Ratinho Junior é reeleito e garante sequência de investimentos e programas

Governador foi reeleito com mais de 4,2 milhões de votos, correspondendo a 69,6% dos votos válidos

O governador Carlos Massa Ratinho Junior (PSD) foi reeleito no primeiro turno das eleições gerais, no último domingo, para um novo mandato à frente do governo do Paraná. Ele obteve o apoio de mais de 4,2 milhões de paranaenses, o que representa 69,6% dos votos válidos. O segundo colocado foi Requião (PT), com 26,23% dos votos, seguido por Gomyde (PDT), com 2,08%. .

A coligação vencedora, com Darci Piana (PSD) como vice-governador, contou com PSD, Republicanos, MDB, Solidariedade, PL, UNIÃO, PMB, PP, AGIR, PROS e PTB. A apuração de 100% das urnas no Paraná apontou que Ratinho Junior saiu vitorioso em 378 dos 399 municípios, ou seja, 94%. Na região, a maior votação foi apontada em Piên, com 81,92% dos votos.

Em seu pronunciamento após reeleito, o governador assegurou a continuidade a grandes projetos em várias esferas. “Tive a oportunidade de conversar com toda a população, viajando o Estado e conhecendo de perto a realidade e a necessidade do povo. Consolidamos um projeto que tem foco no progresso do Paraná”, ressaltou Ratinho Junior. “Eu e o Darci Piana nos comprometemos a nos dedicar ao máximo para fazer do Paraná o melhor estado para se viver. Também agradeço ao vice-governador reeleito por ceder sua grande experiência de vida e profissional ao sonho desse paranaense pé vermelho”, complementou.

Sobre projetos tirados do papel nos últimos anos e obras executadas, o governador citou, na área da educação, sobre o salto de qualidade da educação pública da rede estadual, que garantiu o topo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) 2021 no ensino médio, no qual o Paraná aparecia em 7º lugar em 2017, subiu para 3º dois anos depois e agora está em primeiro lugar. “Temos hoje a melhor educação pública do País. Vamos trabalhar para nos tornarmos a melhor educação da América Latina”, afirmou.

Citou ainda os contornos de Castro, Cascavel e Pato Branco; a duplicação de várias rodovias, como a PR-092 e PRC-323, além da duplicação do trecho urbano da BR-277 em Guarapuava.

O Paraná também se mantém, de acordo com Ratinho Junior, em primeiro lugar em sustentabilidade ambiental do País, conforme o Ranking de Competitividade dos Estados. O governador enalteceu ainda que o objetivo é manter esse caminho: educação em alta, muitas obras e um olhar responsável para o meio ambiente.

Em disputa acirrada pela presidência, Bolsonaro e Lula vão ao segundo turno

Bolsonaro tenta a reeleição, enquanto Lula busca chegar à presidência pela terceira vez. Eleitores voltarão às urnas no dia 30 de outubro para a definição do presidente da República

A disputa pela presidência da República terá como protagonistas, no segundo turno, Jair Bolsonaro (PL), buscando a reeleição, e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que tenta presidir o país pela terceira vez.

Em um duelo acirrado, caracterizada como dos extremos, os dois candidatos terão cerca de três semanas para defender seus propósitos e buscar eleitores para a definição de quem comandará o Brasil pelos próximos quatro anos. Com a totalização de 100% das unas apuradas, Lula conquistou mais de 57,2 milhões de votos (48,43%), enquanto Bolsonaro obteve a votação de 51 milhões de eleitores (43,20%), seguido por Simone Tebet (MDB), com 4,9 milhões de votos (4,16%) e Ciro Gomes (PDT), com 3,5 milhões (3,04%). Os demais candidatos não alcançaram o percentual de 1%.

No Paraná, Bolsonaro liderou a disputa, com 55,26%, correspondendo a 3,6 milhões de votantes, enquanto Lula alcançou a porcentagem de 35,99%, ou seja, 2,3 milhões de votos. Na região, o candidato do PL também liderou em todas as cidades, tendo a maior votação em Piên, com 66,03%, e Lula teve a maior votação em Tijucas, com 42,47%. Confira abaixo como foi a votação na região.

O segundo turno acontecerá no próximo dia 30 e a propaganda eleitoral no rádio e na TV tem início a partir de sexta-feira.

Moro vence a disputa pelo Senado no Paraná

Concorrendo pela primeira vez a um cargo político, ex-juiz federal conquistou mais de 1,9 milhão de votos

A disputa pelo senado no Paraná foi apontada por muitos eleitores como imprevisível, com três nomes no centro de pesquisas: o atual senador Álvaro Dias (Podemos), Sergio Moro (União Brasil) e Paulo Martins (PL). Os primeiros levantamentos de intenção de votos apontavam para uma vantagem de Dias, o que teve mudanças na reta final, com o ex-juiz Sérgio Moro demonstrando recuperação e uma subida nos percentuais por parte de Martins.

Nas urnas, Sergio Moro conquistou a cadeira ao senado pelos próximo oito anos, com o voto de mais de 1,9 milhão de pessoas (33,50%), seguido por Paulo Martins, com 1,6 milhão de votantes (29,12%), e Alvaro Dias, com 1,3 milhão (23,94%). Rosane Ferreira (PV) conquistou 475,5 mil votos (8,16%), Desiree (PDT) teve 130,5 mil votos (2,24%), Aline Sleutjes (PROS) chegou a 89,5 mil votos (1,54%) e Orlando Pessuti (MDB) teve 63,7 mil votos (1,09%), enquanto os demais não chegaram a 1%.

No suleste paranaense, Moro liderou a votação nas dez cidades locais.

Paraná tem 36% de renovação na câmara federal e de 44% na Alep

Dos 30 nomes para deputado federal, 19 foram reeleitos, enquanto no âmbito estadual, a reeleição foi de 30 parlamentares dos 54 escolhidos

A bancada paranense da Câmara Federal contará com 36,7% de renovação. Dos 30 nomes escolhidos para o cargo de deputado federal, 19 foram reeleitos no último domingo. A surpresa foi o ex-procurador da Lava-Jato, Deltan Dallagnol (Podemos), que, disputando pela primeira vez um cargo político, foi mais votado no Paraná, obtendo 344.917 votos.

Em todo o suleste paranaense, os nomes de Luciano Ducci (PSB) e Toninho Wandscheer estiveram entre os mais votados. Ducci liderou as votações em Agudos do Sul, Lapa, Piên e Rio Negro, enquanto Wandscheer apareceu no topo nas cidades de Fazenda Rio Grande, Mandirituba, Quitandinha e Tijucas do Sul. Felipe Francischini (União) liderou em Campo do Tenente e Beto Preto (PSD) em Contenda.

Já para o cargo de deputado estadual, a renovação é de 44,5%, ou seja, das 54 eleitos, 30 já ocupavam uma cadeira na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep). Alexandre Curi (PSD) foi o parlamentar mais votado, com 237.033 votos. Na região, a liderança de votação esteve diversificada.

Em Agudos, Anibelli Neto (MDB) esteve na ponta; Alisson Wandscheer liderou em Campo do Tenente e Fazenda Rio Grande; Alexandre Curi liderou em Contenda; Hussein Bakri na Lapa; Thiago Bührer em Mandirituba, Quitandinha e Tijucas do Sul; Traiano em Piên e Alceu Ricardo Swarowski, ex-prefeito de Rio Negro, esteve no topo da votação no município.

Com informações do TSE
Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email