Postinho e Piraí, duas localidades que ficam no interior do município de Tijucas do Sul, ainda não possuem o abastecimento de água tratada. Segundo o prefeito Altair Gringo, nos últimos anos foram desenvolvidos os projetos e encaminhados para o governo federal na expectativa de receber recursos a serem investidos nos novos sistemas. Outro fator importante, é que a captação da água será feita em área que pertence ao município de Campo Alegre, Santa Catarina, daí a necessidade de uma parceria com o governo municipal vizinho.
O vice-prefeito Hélio de Oliveira relatou que na última viagem a Brasília eles trataram junto a ministra Gleisi Hoffmann, da Casa Civil, de alguns projetos do município, inclusive o que se encontra na Funasa e diz respeito ao recursos para a ampliação dos sistema de água tratada. “Estamos com expectativa de que o recurso seja empenhado neste ano, se isso não ocorrer teremos que trabalhar através de investimentos próprios do município”, relatou.
Para o prefeito Gringo, é indispensável que no próximo ano essas duas comunidades, que correspondem 250 famílias, sejam beneficiadas com o abastecimento de água tratada. “Faremos o possível para que isso aconteça no menor tempo possível”, enfatizou.
Ampliações
A Sanepar está programando para o inicio do ano a ampliação da rede nas comunidades de Campina, Campo Alto e Fazendinha. Serão totalizadas mais 50 novas ligações. Para a execução das obras a prefeitura custeará o serviço de máquinas e mão-de-obra.