sábado, 7
 de 
dezembro
 de 
2024

Comunidade escolar participa de ações de conscientização em Piên

Caminhada pela Paz foi promovida pela Escola Marciano de Carvalho. Foto: Arquivo/O Regional
Caminhada pela Paz foi promovida pela Escola Marciano de Carvalho. Foto: Arquivo/O Regional
Caminhadas pela paz, atividades pedagógicas e palestras com a PM nas escolas estão entre as atividades dos últimos dias

Os temas paz e segurança nas escolas vêm sendo pautados em todas as unidades de ensino da rede municipal e da estadual em Piên. Nos últimos dias, professores, alunos, servidores e pais estiveram engajados em ações para promover a paz no ambiente escolar.

Alunos e professores da Escola Prefeito Laércio também promoveram caminhada. Foto: Divulgação
Alunos e professores da Escola Prefeito Laércio também promoveram caminhada. Foto: Divulgação

Uma das iniciativas foi na Escola Prefeito Laércio, no Poço Frio, onde aconteceu uma caminhada sobre o tema, além de outras atividades pedagógicas de conscientização. Ações similares aconteceram também nas demais escolas e nos Centro Municipais de Educação Infantil (Cmeis), mobilizando toda a comunidade escolar.

Na última sexta-feira, membros da Escola Marciano de Carvalho percorreram as ruas centrais da cidade, levando a mensagem de paz aos munícipes, como detalham a professora Veridiana Luiz, idealizadora da caminhada, e a diretora Viviane Rutz. “Nas aulas de ensino religioso, trabalhamos muito este tema. Por isso, pedimos a comunidade que participe e, mais do que nunca, precisamos da paz nas escolas, nas famílias e em nosso meio”, contam.

Sargento Klaumann proferiu uma palestra aos professores com o tema segurança. Foto: Arquivo/O Regional
Sargento Klaumann proferiu uma palestra aos professores com o tema segurança. Foto: Arquivo/O Regional

Outra movimentação nas escolas conta com apoio da Polícia Militar, que está proferindo conversas e palestras de orientação aos alunos e professores por meio do comandante do Destacamento de Piên, Sargento Klaumann. Nesta segunda-feira, o policial esteve reunido com profissionais que atuam nos colégios estaduais Alfredo Greipel Junior e Frederico Guilherme Giese. “A segurança escolar é um dos assuntos pautados frequentemente e, por isso, precisamos estar atentos a uma série de fatores para inibir qualquer ação nas escolas”, comentou.

Em recente formação com os professores da rede municipal, Klaumann enalteceu o papel das famílias na proteção e combate à violência. “Primeiramente em casa, os responsáveis têm que saber o que seus filhos pensam, ao que estão tendo acesso e com quem se relacionam. A distância da família é um fator preocupante e que respinga em toda sociedade”, alerta.

A Secretaria Municipal de Educação informou que, além das medidas de conscientização, a municipalidade já está executando melhorias nos prédios para reforçar a segurança interna e externa, como instalação de câmeras, alarmes e interfones, contratação de carro tático para monitoramento nas unidades e manutenção de cercas, muros e portões.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email