terça-feira, 15
 de 
junho
 de 
2021

Comec retoma estudo para interligar trecho entre Araucária e Fazenda

Presidente da Comec e diretor do DER-PR debateram sobre o andamento do projeto. Foto: Maurílio CheliO trânsito é um dos grandes problemas enfrentados diariamente pela população de toda a região quando precisa se dirigir aos grandes centros. Uma das medidas para amenizar esta situação e debatida há vários anos é o projeto do trecho sul do corredor metropolitano, sendo este uma continuação da PR 423, ligando os municípios de Fazenda Rio Grande e de Araucária, em um trecho de 9,4 quilômetros entre as rodovias BR 116 e 476.

Este projeto, que foi desenvolvido pela Comec em 2012, recebeu algumas sugestões que agora serão apreciadas em um trabalho de revisão e atualização da proposta. Recentemente, o presidente da Comec, Gilson Santos, e o diretor-geral do Departamento de Estradas de Rodagem (DER-PR), João Alfredo Zampieri, estiveram debatendo sobre estas etapas de análise para que em seguida o projeto seja encaminhado para avaliação do próprio DER.

De acordo com Gilson, a versão final do projeto deverá ser apresentada ainda neste semestre. “Este investimento trará importantes avanços para a região, fazendo com que grande parte do tráfego, que hoje precisa ir até o Contorno Sul de Curitiba, possa ser feito diretamente entre Araucária e Fazenda Rio Grande”, ressalta. O governador Ratinho Junior se manifestou a favor deste projeto.

A necessidade desta mudança é evidenciada tendo em vista que a conexão entre os municípios é feita pelo contorno sul de Curitiba, fazendo com que hajam transtornos devido ao afunilamento do tráfego na região e do trânsito pesado próximo as áreas urbanas, além disso, a viagem chega a ficar quase 18 quilômetros mais longa partindo dos pontos onde o novo trecho será implantado. “Este é um trecho bastante problemático, que liga três importantes rodovias, as BRs 116, 376 e 476, integrando também o anel viário de Curitiba”, pontua Gilson.

A empresa responsável pelo projeto original também já está trabalhando com técnicos da Comec e deverá apresentar em breve um cronograma para a apresentação do projeto final.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email