Ação mobilizou comunidade e autoridades locais para reforçar a conscientização e o enfrentamento à violência contra a mulher
Ao meio dia da última terça feira, municípios da região se uniram a Campanha Estadual Paraná Unido no Combate ao Feminicídio com a realização da Caminhada do Meio-Dia. Em Piên, A mobilização reuniu moradores, representantes do poder público e entidades locais com o objetivo de conscientizar a população sobre a prevenção e enfrentamento à violência contra as mulheres.
Além de Piên, a Caminhada do Meio-Dia também foi realizada em diversas cidades da região e do estado, reforçando o caráter coletivo da mobilização. Municípios como Contenda, Lapa, Tijucas do Sul, Rio Negro e Campo do Tenente promoveram ações semelhantes.
A data remete à trágica morte da advogada Tatiana Spitzner, assassinada em 22 de julho de 2018 pelo marido. Desde então, por meio da lei estadual nº 19.873 de 2019, o Paraná promove ações anuais para reforçar a importância da luta contra o feminicídio.
Os dados continuam alarmantes. Em 2024, o Estado já registrou 109 casos de feminicídio. Em Piên, neste ano de 2025, já houve um registro. Segundo o Anuário do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, os casos de feminicídio aumentaram 16,9% em 2022 em comparação com o ano anterior, e as tentativas cresceram 9,3%.
A secretária municipal de Assistência Social destaca que o enfrentamento à violência precisa envolver toda a sociedade. “É um problema estrutural e histórico. A única forma de combater é falar, expor, conscientizar e ocupar espaços públicos para dizer que não vamos tolerar mais violência contra as mulheres”, falou a secretária Katia Rudnick.
Mais que um ato simbólico, a Caminhada do Meio-Dia reforça a importância da participação coletiva na construção de uma cultura de respeito, segurança e proteção à vida das mulheres.