sexta-feira, 17
 de 
maio
 de 
2024

Com superlotação, presos tentam fuga e destroem delegacia da Lapa

Reforço policial garantiu o controle da situação e impediu a fuga dos detentos na última segunda-feira. Foto: DivulgaçãoUm problema grave e crônico enfrentado pelas delegacias de Polícia Civil na região é a superlotação de presos. Na última segunda-feira, a delegacia da Lapa sofreu vários danos com uma tentativa de fuga e motim realizado pelos detentos, que reivindicam a transferência para os presídios. A estrutura, que tem a capacidade de abrigar 14 pessoas, estava com 58.

A ocorrência foi registrada por volta das 5h30, quando os detentos abriram um buraco na laje e tentavam ter o acesso ao telhado da delegacia. Neste momento, o carcerário percebeu a movimentação e acionou o reforço da Polícia Militar. Em seguida, os presos iniciaram um motim e destruíram as portas, sistema de monitoramento interno, entre outras avarias. A situação foi controlada com a chegada do Centro de Operações Policiais Especiais (Cope). Não houve registros de feridos e na vistoria também não foram encontrados quaisquer tipos de armas ou demais objetos com os presos.

Durante o dia, a equipe do Departamento Penitenciário do Estado do Paraná (Depen) realizou os reparos necessários na estrutura física do prédio. Também foi efetivada a transferência de 12 detentos, que já estava prevista para acontecer.

Segundo o delegado Vinicius Fernandes Maciel, a solicitação de transferência é realizada de forma intensa. “Não é dever da delegacia abrigar os detentos, os quais deveriam ser transferidos para presídios após ter a prisão lavrada. Infelizmente, este processo tem sido moroso, aqui mesmo temos presos que estão há mais de seis meses aguardando vaga no sistema penitenciário”, relata o delegado, salientando que a ocupação máxima já chegou a 60 detentos em sua administração. “Tanto a Polícia Civil quanto a Militar estão se desdobrando para garantir à sociedade a melhor segurança possível, mesmo enfrentando uma série de dificuldades”, destacou.

Em dezembro do ano passado, 21 presos renderam os policiais e fugiram da delegacia de Rio Negro. Na ocasião, o prédio, com capacidade para 28 presos, abrigava 36.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email