Com a insistente superlotação das delegacias da região, uma nova fuga de detentos era questão de tempo para ser registrada. Este fato anunciado teve um novo capítulo na manhã de ontem, quando 16 detentos fugiram da carceragem da delegacia da Polícia Civil da Lapa.
De acordo com o delegado Vinicius Fernandes Maciel, a fuga ocorreu por volta das 7 horas, quando os presos conseguiram furar a laje que dá acesso ao telhado. Em seguida, utilizando roupas e lençóis amarrados, eles fizeram uma corda e tiveram acesso à rua lateral. “Dos 51 detentos, 16 conseguiram fugir e estão sendo procurados”, detalha o delegado. Até a tarde de ontem, nenhum havia sido recapturado.
Com capacidade para 14 presos, a delegacia da Lapa, assim como as demais da região, enfrenta sérios problemas de superlotação. Além disso, o sistema penitenciário não dispõe de vagas e as transferências de presos das delegacias são raras. Assim sendo, com o excesso de presos os motins e as fugas são constantes, não tendo as repartições municipais estrutura alguma de efetivo e segurança para realizar tal função.
Quem tiver informações sobre o paradeiro dos fugitivos deve acionar a polícia pelos telefones 190 ou 3547 3200.