domingo, 5
 de 
maio
 de 
2024

Com destaque para educação, infraestrutura e emprego, Ratinho Jr tem aprovação de 79%

Governador Ratinho Junior. Foto: Divulgação
Governador Ratinho Junior. Foto: Divulgação
Governador do Paraná, Ratinho Junior, tem uma das melhores avaliações do Brasil, segundo pesquisa divulgada nesta quinta-feira (11). De acordo com os dados, 79% da população paranaense aprova a gestão. Atuação na educação, infraestrutura e geração de emprego e renda foram destaque da pesquisa

 

O governador Carlos Massa Ratinho Junior segue sendo um dos mais bem avaliados do País. No Paraná, 79% da população aprova a gestão, segundo a Pesquisa Quaest divulgada nesta quinta-feira (11), que avalia as gestões estaduais e federal no Paraná, São Paulo, Minas Gerais e Goiás, com governadores antagonistas à gestão Lula. Ratinho Junior é mais bem avaliado do que Romeu Zema (62%) e Tarcísio de Freitas (62%).

Entre as pessoas ouvidas no Estado, 59% avaliam o governo Ratinho Junior como bastante positivo, 30% como regular e apenas 7% como negativo. Outros 4% não sabiam ou não responderam. Em São Paulo e Minas Gerais, apenas 41% avaliam positivamente a gestão, o que significa menos da metade.

A atuação do governo Ratinho Junior nas áreas de educação, infraestrutura e geração de emprego e renda foram destaque da pesquisa. Segundo a Quaest, 63% consideram positivo o trabalho feito na educação, considerada a melhor do Brasil, segundo o Ideb, e 60% nas políticas de geração de emprego e renda – o Estado encerrou 2023 com a menor taxa de desemprego dos últimos 8 anos. Nos dois cenários a avaliação é superior a São Paulo e Minas Gerais.

A atuação nas áreas de habitação e infraestrutura e mobilidade foi considerada positiva por 55% da população em cada uma. No quesito infraestrutura, com investimentos em todas as regiões, ele tem a melhor aceitação do País ao lado de Goiás. O outro melhor resultado é no serviço de transporte público paranaense (54%). A segurança pública teve 47% de aprovação positiva e a saúde, 47%.

Além disso, 74% consideram que o Paraná está em uma situação melhor comparado aos outros estados, a melhor percepção entres os locais avaliados, juntamente com Goiás. E 52% dos paranaenses também acham que o Paraná está melhorando, enquanto 50% têm ouvido mais notícias positivas do que negativas do governo estadual.

Em relação à percepção sobre a economia, 27% consideram que a economia do Paraná melhorou nos últimos 12 meses e 45% dizem que ficou igual. Além disso, 24% responderam que sua própria situação financeira melhorou no período e 42% responderam que ficou igual.

GOVERNO LULA – O levantamento também avaliou a percepção da população sobre o governo Lula. No Paraná ele tem o maior índice de desaprovação, com 54%. Na sequência aparecem Goiás (50%), São Paulo (48%) e Minas Gerais (47%).

Das pessoas que foram ouvidas no Paraná, 41% dos deram uma nota negativa ao presidente, 27% regular, 30% positiva e 2% não sabiam ou não responderam. Também foi a pior avaliação nesse quesito entre os estados pesquisados.

PESQUISA – O levantamento ouviu 1.121 eleitores paranaenses com 16 anos ou mais entre os dias 4 e 7 de abril. A margem de erro é de 2,9 pontos percentuais para mais ou para menos.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email