sexta-feira, 22
 de 
novembro
 de 
2024

Com a chegada do Natal, instalação de pisca-pisca requer cuidados especiais

Moacir orienta os cuidados para instalação segura. Foto: Arquivo/O RegionalUma das épocas mais esperadas do ano já começa a ganhar espaço nos lares e estabelecimentos comerciais na região. O Natal é tradicionalmente marcado pelas decorações, que envolvem pinheirinhos, presépios e as famosas luzes natalinas.

As luzes pisca-pisca, como são conhecidas, são um dos principais enfeites procurados no comércio durante o período natalino. No entanto, por envolver eletricidade, a instalação deste item requer atenção especial a fim de evitar acidentes domésticos.

O eletricista Antônio Moacir Alves Domingos, da Dinâmica Materiais Elétricos, explica que a instalação do pisca-pisca não deve ser executada com a energia ligada. “Durante a instalação, é importante utilizar equipamentos de segurança e evitar fazer os ajustes com o produto ligado. Qualquer coisa que envolva energia elétrica pode trazer riscos”, afirmou Moacir, destacando ainda outras orientações para evitar problemas durante a instalação das luzes. “O pisca-pisca não deve ser amarrado direto em calhas ou materiais metálicos, porque o fio é muito sensível e pode passar energia, ocasionando em choques. Também não é recomendável fazer emendas, pois pode resultar em sobrecarga da energia”, orientou.Joice já decorou sua loja com enfeites natalinos , buscando produtos mais econômicos . Foto: Arquivo/O Regional

De acordo com o eletricista, a durabilidade das lâmpadas decorativas é considerada curta. “A duração da vida útil de pisca-pisca é de aproximadamente dois meses. E o consumo de energia destes equipamentos também costuma ser baixa”, relatou Moacir.

A comerciante Joice Ruthecoski, de Campo do Tenente, já decorou sua loja com luzes e enfeites. Em sua floricultura, além de enfeites coloridos, o que chama atenção são as lâmpadas nas plantas que estão em exposição. O que a preocupa agora são os cuidados que ela não tinha até aqui. “Geralmente, estes pisca-piscas são importados e não conseguimos interpretar o seu manual, apenas testamos na loja e se funcionar levamos para casa”, enfatizou.

O custo com energia também será reduzido este ano com a utilização das lâmpadas de led. “A cada ano compro novas lâmpadas e vou substituindo. Acredito que o custo, que já não era alto, irá diminuir ainda mais”, concluiu. Segundo Joice, a instalação e uso das lâmpadas terão mais atenção nos próximos anos, porém, a tradição de colorir os espaços para o Natal será mantida.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email