O período de rematrículas da rede estadual de ensino teve início na última quarta-feira e segue até o próximo dia 25 de novembro. Para confirmar a rematrícula para o ano letivo de 2017, estudantes maiores de 18 anos e pais ou responsáveis pelos menores deverão comparecer ao colégio onde o aluno está matriculado, portando cópias da carteira de identidade e comprovante de residência. As datas também valem para a educação básica na modalidade especial.
De acordo com Greice Morgana Gassner, diretora do Colégio Estadual Alfredo Greipel Junior, de Piên, é importante não deixar para efetuar a rematrícula na última hora. “Estamos seguindo um cronograma para melhor atender os pais no período de rematrícula. Quanto às matrículas para alunos que vão ingressar no ensino fundamental ou médio no colégio, as datas serão outras e estaremos realizando uma visita nas escolas municipais para conversar sobre o assunto”, explicou.
O processo de rematrícula está aberto para as turmas do 6° ano do ensino fundamental ao 3° ano do ensino médio. Inicialmente, os estudantes devem matricular-se nas escolas indicadas pelo georreferenciamento, conforme proximidade à residência.
Para estudantes de 5º ano e 9º ano do ensino fundamental das redes municipal e estadual de ensino, a carta-matrícula será entregue de 21 e 25 de novembro. A confirmação da vaga/matrícula para os alunos do 6º ano do ensino fundamental e 1º ano do médio será de 28 de novembro a 2 de dezembro. Também neste período haverá as matrículas iniciais nas escolas de educação básica na modalidade Educação Especial.
O levantamento de vagas que sobraram para serem ofertados em novas matrículas será realizado pela Secretaria de Estado da Educação no período de 5 a 9 de dezembro. De 12 a 16 de dezembro, estudantes de todas as séries e modalidades de ensino, de outras redes de ensino, de outros municípios ou estados poderão fazer a solicitação de vagas. O cadastramento para espera de vagas está previsto para 22 de dezembro.