Durante Feira de Inovação e Protagonismo Estudantil, realizada no 3º Congresso de Formadores da Educação Básica, em Foz do Iguaçu, professora e alunos do Colégio Frederico Guilherme Giese, de Piên, apresentaram trabalho sobre sustentabilidade ambiental desenvolvido durante trilha de aprendizagem oratória e comunicação
A cidade de Piên foi representada por alunos e professora do Colégio Estadual Frederico Guilherme Giese durante o 3º Congresso de Formadores da Educação Básica, promovido pela Secretaria de Estado da Educação com o objetivo de fortalecer o desenvolvimento profissional e a formação continuada dos responsáveis pela capacitação dos professores e pedagogos da rede estadual.
O evento, realizado entre 23 e 25 de setembro em Foz do Iguaçu, contou com cerca de 850 participantes, entre chefes e coordenadores pedagógicos dos 32 Núcleos Regionais de Educação, professores cursistas, formadores, estudantes da rede estadual, além de servidores e colaboradores da pasta.
Com o projeto Sustentabilidade Ambiental, a professora Mériane Muziol Kurovski, que liderou a comitiva pienense, formada ainda pelos alunos do 3° ano do Ensino Médio Inovador, Guilherme Vaz de Lima, Glenda Maryanne Kurovski e Thaysa Gabriele Stracke, conta que apresentaram seus trabalhos na Feira de Inovação e Protagonismo Estudantil (Fipe). “Nosso projeto foi um dos selecionados entre os 20 melhores do Paraná”, relata.
O grupo conta que a temática sustentabilidade ambiental foi bastante positiva e refletiu de forma expressiva entre os presentes na feira. “É um tema importante e que deve ser abordado não apenas nas escolas, mas desde a educação infantil para que as crianças saibam como funciona e uma das coisas que mais chamaram a atenção em nosso trabalho foi a prática que trouxemos sobre as lixeiras, em que exploramos a separação do lixo”, diz.
A seleção do projeto do Colégio Frederico se deu em função da trilha de aprendizagem oratória e comunicação, que a cada trimestre envolve uma produção pedagógica. Na abordagem, iniciada ainda no ano passado, estendendo as atividades aos alunos dos 6º anos, a turma pôde fazer pesquisas, estimular a separação de resíduos com a construção de lixeiras e a elaboração de lembrancinhas com mudas da árvore Manacá, que foram sorteadas e plantadas por 100 famílias.
Professora e alunos ainda detalham como foi a experiência em Foz do Iguaçu, com o contato com pessoas de outros municípios e realidades, além do incentivo à continuidade dos projetos. “Valorizar o trabalho do professor e o protagonismo de cada aluno e cada escola foi um momento único, além de mostrar nossa cidade e o que fazemos no colégio. Foi uma forma de motivar a buscar cada vez mais. Agora, teremos a divulgação do trabalho na escola para que possamos mostrar para as demais turmas”, finalizam.
A direção do Colégio Frederico também enalteceu a participação no evento, parabenizando alunos e professora pelo desempenho na feira.