Em homenagem a uma carreira de luta, dedicação e amor pelo ensino, o Colégio Estadual do Campo de Lagoa, de Tijucas do Sul, irá mudar de nome. Com a autorização do Núcleo de Educação, a instituição irá se chamar Colégio Estadual do Campo Professora Kamilla Pivovar da Cruz, ex-diretora do colégio que faleceu em decorrência de um câncer em 2015.
A professora Kamilla lecionou matemática e em 2012 assumiu a direção do colégio. “Ela era uma pessoa muito alegre, responsável e de grande caráter. A doença foi agressiva e a Kamilla travou uma verdadeira batalha durante pouco mais de seis meses. Era muito ligada aos alunos e gostava de dançar, um dos momentos mais marcantes durante este período foi quando ela perdeu o cabelo com o tratamento e todos os alunos nos jogos escolares utilizaram lenços em homenagem a ela”, relembra emocionada a atual diretora, Raquel Mercedes Alves dos Santos. Apesar de toda a coragem, Kamilla faleceu aos 37 anos em fevereiro de 2015, deixando três filhos. “Foi uma perda irreparável para a comunidade escolar. Um duro golpe que foi difícil assimilar”, recorda.
Após o falecimento, vários pais e alunos solicitaram à direção que homenageasse Kamilla com o nome do colégio. “Colocamos este assunto em pauta na reunião com os pais e a decisão foi unânime. Com isso, encaminhamos toda a documentação para o Núcleo de Educação, que na última semana deu parecer favorável”, explica Raquel. A direção prepara agora uma cerimônia que deverá contar com a presença dos familiares da homenageada. “Queremos realizar este evento no dia 1º de setembro, data do aniversário da Kamilla, dependemos apenas da autorização do Núcleo. Certamente será uma grande homenagem a alguém que passou fazendo o bem e influenciou positivamente na vida de tantos adolescentes e jovens”, concluiu.