sexta-feira, 23
 de 
fevereiro
 de 
2024

Cidades terão caminhadas de conscientização contra o feminicídio

Cidade da Lapa estará participando da Caminhada do Meio-Dia. Foto: Arquivo/O Regional
Cidade da Lapa estará participando da Caminhada do Meio-Dia. Foto: Arquivo/O Regional
Ação, chamada de Caminhada do Meio-Dia, acontece em municípios todo o Paraná neste sábado

Cidades de todo o Paraná estarão mobilizadas, neste sábado, para a Caminhada do Meio-Dia, iniciativa que faz parte da campanha Paraná Unido no Combate ao Feminicídio. A ação também será realizada em municípios locais.

Criado após uma lei sancionada pelo governador Ratinho Junior, o dia 22 de julho é o Dia Estadual de Combate ao Feminicídio, data escolhida em referência à morte da advogada Tatiane Spitzner, de Guarapuava. A lei determina que é dever do Poder Público promover debates, seminários e outros eventos relacionados ao tema.

A secretária da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, Leandre Dal Ponte, destaca a importância do engajamento na ação. “No dia 22 de julho vamos fazer uma grande mobilização estadual em memória às vítimas do feminicídio, em solidariedade a seus familiares, pelo fim da violência e pela vida das mulheres. Una-se a nós nesta luta em defesa da vida, da liberdade e da paz. Não podemos mais aceitar a violência contra as mulheres, que deixa marcas, dor, sofrimento, danos irreparáveis para toda a sociedade e, anualmente, tira a vida de muitas paranaenses”, aponta.

Até o momento, mais de 70 municípios do Paraná já confirmaram a participação na Caminhada. Em cada cidade foi definido um de partida. Confira abaixo a programação na região.

A recomendação da Secretaria da Mulher, Igualdade Racial e Pessoa Idosa, que organiza a caminhada, é que os participantes usem roupa branca em demonstração de paz e respeito à vida.

Caminhada do Meio-Dia

Contenda: Praça igreja matriz – Centro
Fazenda Rio Grande: a definir
Lapa: Praça General Carneiro
Piên: Praça da Paz
Rio Negro: Praça João Pessoa

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email