sexta-feira, 3
 de 
dezembro
 de 
2021

Cidades locais terão campanha de multivacinação neste sábado

Atualização da caderneta está entre um dos principais objetivos da ação. Foto: Arquivo/O Regional
Objetivo é atualizar a caderneta de vacina das crianças e adolescentes menores de 15 anos

Cidades da região terão neste sábado mutirões que visam fazer a atualização da carteirinha de vacina de crianças e adolescentes até 15 anos. Para isso, Unidades de Saúde estarão atendendo à população.

Em Agudos do Sul, haverá atendimento nas Unidades Básicas de Saúde Taquara Lisa, das 8 às 12 horas, Pavãozinho das 8 às 12 horas, e Unidade Central das 8 às 16 horas.
Em Contenda, a programação está prevista para ocorrer na Unidade Básica de Saúde do Centro, das 9 às 15 horas. Segundo a prefeitura, neste dia haverá mudanças no trânsito das ruas que ficam em torno do departamento para facilitar o acesso da população ao local de vacinação. A presença do Zé Gotinha, música, desenhos de colorir e distribuição de pipoca fazem parte da programação.

De acordo com o secretário de Saúde de Contenda, Paulo Sérgio da Silva, a multivacinação oportuniza à população a ter acesso às vacinas do Programa Nacional de Imunizações (PNI). “Importante lembrarmos que atualizar da situação vacinal contribui para o controle, eliminação e erradicação das doenças imunopreveníveis”, disse.

A prefeitura de Fazenda Rio Grande deu início a Campanha de Multivacinação no início do mês de outubro e a ação deve durar até o dia 29. No sábado, todas as Unidades de Saúde estarão atendendo das 8 às 17 horas. A diretora de Vigilância em Saúde de Fazenda Rio Grande, Nelcelí Garcia, explica que a Campanha de Multivacinação não tem uma meta de cobertura vacinal determinada, uma vez que o objetivo é a atualização da caderneta de vacinação.

Precaução – A coordenadora do Programa de Imunização de Fazenda Rio Grande, Graciele Batista, alerta que algumas precauções devem ser observadas pelos pais e responsáveis. “Em caso de doenças febris agudas, moderadas ou graves, recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro. Diarreia e vômitos leves não constituem contraindicações, porém recomenda-se adiar a vacinação até a resolução do quadro”, explica Graciele.

Em Mandirituba, os atendimentos serão das 8h30 até às 15 horas, em todas as unidades de saúde. Piên promoveu o dia D no dia 2 de outubro, mas a Secretaria de Saúde orienta que quem não pôde comparecer neste dia, pode procurar uma Unidade de Saúde, das 8 horas às 16h30 para receber as vacinas.

Em Quitandinha, a campanha será estendida até o dia 29 de outubro. Pais e responsáveis pelas crianças e adolescentes, podem procurar os atendimentos até o dia 29 de outubro. No sábado, a programação da prefeitura de Quitandinha, prevê a abertura das unidades Sede, Campina, Turvo, Pangaré, Lagoa Verde e Rio da Várzea. Segundo a secretária de Saúde, Danielli Teixeira da Cruz, a campanha é importante, pois visa atender crianças e adolescentes que não estão com as vacinas em dia. “A vacinação das crianças garante a proteção individual e evita a propagação em massa de doenças que podem levar à morte ou a sequelas graves”, disse a secretária.

Em Tijucas do Sul, as Unidades de Saúde abrirão das 8 às 17 horas. Moradores podem procurar atendimentos na Campina, Vila Cubas, Fagundes, Lagoa e Centro. Além da multivacinação, ocorrerá exames preventivos, mamografias e avaliação das mamas para mulheres.

 



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email