Do suleste paranaense, quatro municípios receberam o ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024 e outros três asseguraram a medalha de prata. Paraná é um dos 14 estados brasileiros a receber o ouro
O Paraná está entre as 14 unidades da federação que receberão a medalha de ouro do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização 2024, promovido pelo Ministério da Educação (MEC). Iniciativa faz parte do Compromisso Nacional Criança Alfabetizada (CNCA), o programa premia as secretarias estaduais, municipais e distrital pelas boas práticas na implantação de políticas para a área.
Além do Estado, 227 municípios paranaenses foram reconhecidos com o selo ouro, 66 com o selo prata e 20 com o selo bronze. Da região, Agudos do Sul, Campo do Tenente, Piên e Rio Negro receberam o selo ouro e Mandirituba, Quitandinha e Tijucas asseguraram a medalha de prata.
O secretário estadual da Educação, Roni Miranda, lembrou que o Paraná é o primeiro lugar geral no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), além de ser reconhecido pelo MEC como o segundo estado com a melhor taxa alfabetização de crianças que estudam na rede pública. “O Paraná que já tem a melhor educação do Brasil, é o segundo Estado que mais alfabetiza crianças ao final do 2º ano, agora também recebe o selo ouro de criança alfabetizada do Ministério da Educação. Isso é fruto do compromisso do Paraná com a alfabetização”, disse.
Comemorando a conquista para Agudos do Sul, a secretária de Educação do município, Mayara Nogueira, destacou que o reconhecimento vem para aprimorar o compromisso da municipalidade em qualificar o ensino. “Recebemos hoje o Selo Ouro da Educação do nosso município. É mais uma conquista para a nossa cidade, um reconhecimento pelos trabalhos desenvolvidos nas escolas municipais”, afirmou.
Tereza Bux, assessora pedagógica da Secretaria de Educação de Campo do Tenente e articuladora municipal do Programa, explicoi que o Selo é concedido após uma análise criteriosa de cinco pilares fundamentais. “Gestão e governança, formação continuada, infraestrutura física e pedagógica, sistemas de avaliação e valorização de boas práticas. Campo do Tenente alcançou a pontuação máxima em todos os critérios, assegurando sua posição de destaque”, detalhou.
Na avaliação da administração municipal de Rio Negro, por meio do prefeito James Valério, a educação da cidade vem avançando constantemente devido aos investimentos realizados. “A gestão municipal vem realizando [investimentos] na infraestrutura educacional, como as reformas, ampliações e criações de novas escolas, entregas de kits escolares e a aplicação de projetos inovadores, como as aulas de robótica, além da qualificação e grande dedicação dos professores e de toda a equipe pedagógica”, apontou.
A entrega do Selo Nacional Compromisso com a Alfabetização às gestões premiadas vai acontecer na próxima quarta-feira (11), em Brasília. O selo, dividido nas categorias ouro, prata e bronze, incentiva a adoção de políticas, programas e estratégias de gestão pública da educação, comprometidas com o cumprimento das metas de alfabetização e de redução de desigualdades estabelecidas no Plano Nacional de Educação (PNE) e no CNCA.