domingo, 21
 de 
julho
 de 
2024

Cidades fecham abril com saldo positivo de 191 postos de trabalho

Geração de empregos tem apresentado números positivos em toda a região. Foto: Geraldo Bubniak/AEN
Número é resultado de 2.152 admissões e 1.961 desligamentos no período, conforme dados do Caged

A geração de empregos apresentou números positivos no último mês de abril na maioria das cidades do suleste paranaense. É o que revelam os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Novo Caged) divulgados na última segunda-feira, pelo Ministério do Trabalho.

De acordo com o balanço, no período analisado, o saldo de empregos com carteira assinada na região foi de 191, resultante de 2.152 admissões e 1.961 desligamentos. Na comparação com o mês anterior (março), quando foram 403 empregos, no entanto, houve uma queda de 52% no saldo.

Em Rio Negro, onde o saldo foi positivo em 54 postos de trabalho, o secretário municipal de Indústria e Comércio, William Mazur, aponta os fatores que têm contribuído para este cenário. “O município vem trabalhando no fortalecimento da estrutura da Agência do Trabalhador, potencializando o empreendedorismo local e atraindo novos investimentos, neste sentido, o município trabalha políticas públicas de fomento ao empreendedorismo, apoio e capacitação e qualificação da mão de obra local. A gestão atual está comprometida com a criação de um ambiente favorável para a atração de novos investimentos e compreende que o empreendedorismo é o maior ativo para o desenvolvimento da economia como instrumento de solução de problemas sociais e é fundamental no processo de crescimento de toda e qualquer município”, comenta.

Ainda de acordo com Mazur, a atuação da administração pública é fundamental para a atração de novas empresas e, consequentemente, a disponibilização de emprego aos moradores. “Preparamos a cidade para o desenvolvimento, temos uma boa lei de incentivos que atrai as empresas, um atendimento ao empresário mais simples e menos burocrático e um planejamento da cidade consistente com o Plano Diretor Municipal que pauta nosso desenvolvimento. Um de nossos focos também está no trabalho junto às médias e grandes empresas, seja apoiando as já existentes no município, como também trabalhando para que possamos atrair mais empresas para a cidade, sejam através de políticas que promovam o incentivo fiscal através de nossa legislação.

Os resultados positivos alcançados até agora, demonstram que o município é uma cidade empreendedora e que busca constantemente, através de um conjunto de ações, incentivar novos empreendedores, garantindo-lhes um tratamento diferenciado e desburocratizado”, pontua.

A nível estadual, o Paraná gerou, no mês de abril, 8.925 vagas de emprego com carteira assinada, e com crescimento nos quatro primeiros meses do ano, o Estado já acumula um saldo de 61.686 postos de trabalho formais em 2022. O saldo de empregos em abril é resultado da diferença entre 138.054 admissões e 129.129 demissões. O resultado coloca o Paraná como sétima unidade federativa e o segundo na região Sul, quase empatado com o Rio Grande do Sul (8.939), na abertura de novas vagas no mês.

O governador Carlos Massa Ratinho Junior enaltece os resultados paranaense. “Com resultados positivos mês a mês nas contratações, o Estado está cada vez mais próximo dos índices de pleno emprego, quando toda a população economicamente ativa está ocupada”, afirmou o governador, detalhando ações para fortalecer o mercado de trabalho. “Além da força do nosso setor produtivo, tudo isso é resultado das políticas de atração de investimentos e de empregabilidade do governo do Estado, que facilita a vida dos empreendimentos que geram renda e novas oportunidades aos nossos trabalhadores”, complementou.

No Brasil, o saldo de vagas em abril chegou a 196.966, com 1.854.557 contratações e 1.657.591 desligamentos.



Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email