A campanha eleitoral, iniciada oficialmente na semana passada, ganha um reforço a partir de hoje. Nesta sexta-feira, inicia-se a veiculação do horário eleitoral gratuito no rádio e na televisão. Serão dois blocos de dez minutos dos candidatos a prefeito de segunda a sábado, além de inserções menores das candidaturas majoritárias e também de pretendentes aos cargos de vereador durante a programação.
Na região, as determinações são válidas apenas para rádio. No suleste paranaense, terão programa eleitoral os municípios de Campo do Tenente, Contenda, Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Piên, Quitandinha e Rio Negro. Agudos do Sul não possui emissora de rádio, enquanto que para Tijucas do Sul, apesar de possuir, o cartório eleitoral responsável ainda não confirmou a transmissão do horário eleitoral.
Em Piên, que agora conta com uma rádio na cidade, será a primeira vez que a população poderá acompanhar a propaganda política local no rádio. A moradora Solange de Borba é ouvinte da Caiçara FM e avalia positivamente este espaço aos candidatos. “Quero ouvir novas propostas”, opina, salientando desejar dos candidatos ideias inovadoras para o bem do município.
Os tijuquenses aguardavam a transmissão do horário eleitoral na rádio local, Democrata FM, porém, o TER não confirmou. O eletricista de automóveis Roberto Souza e o mecânico José Carlos Ribeiro relataram que ouvindo o pronunciamento dos candidatos na rádio saberiam melhor quem eles são e se terão a capacidade necessária para assumirem os cargos. “Seria uma boa oportunidade para os candidatos e para nós eleitores”, descreveram.
Em todas as cidades, as rádios transmitirão os blocos de dez minutos do horário eleitoral às 7 e às 12 horas. Em Rio Negro, o cartório eleitoral, que abrange também Campo do Tenente, Piên e Quitandinha, reuniu representantes de coligações e rádios na última sexta-feira. Segundo o chefe de cartório Fernando Magalhães, do tempo destinado aos candidatos, 10% são divididos igualitariamente entre as coligações e os outros 90% são atribuídos levando em conta a representatividade dos partidos na câmara dos deputados.