quinta-feira, 18
 de 
abril
 de 
2024

Cidades da região têm programação para as crianças durante as férias

Atividades estão previstas em Rio Negro no período de recesso escolar. Foto/Divulgação
Em Agudos do Sul, as crianças serão recebidas nos Centros Municipais de Educação Infantil. Campo do Tenente irá atender os matriculados nos Cmeis normalmente, sem recesso. Em Piên, uma programação foi preparada na Feira da Lua. Rio Negro está oferecendo uma ampla organização para o período

 

Com a chegada das férias escolares, algumas cidades da região prepararam uma programação especial para as crianças. A prefeitura de Agudos do Sul informou através da Secretaria de Educação que está promovendo uma colônia de férias nos Centros Municipais de Educação Infantil. Estão sendo atendidas crianças que foram inscritas. “Nossos professores e estagiários estarão prontos para recebê-los desde às 7 até as 18 horas com diversas atividades lúdicas e diferenciadas para o período de recesso escolar”, informou a secretária de Educação Eliza Dranka Pazda.

Em Piên, a Secretaria de Educação informou que as crianças terão uma colônia de férias. Além disso, hoje a Feira da Lua, na Praça da Paz, terá brincadeiras, torta na cara, caça ao tesouro e mágica. O Departamento de Cultura informou que todas as atividades serão gratuitas. A equipe de recreação Joaninha Encantada será a responsável pelas dinâmicas.
Em Rio Negro, dois projetos devem entreter os menores. O primeiro é o Férias no Parque. Na próxima segunda, quarta e sexta-feira, o Parque Ecoturístico Municipal São Luís de Tolosa irá promover atividades como cinema, caça ao tesouro, brincadeiras no campo, passeios e oficinas. A programação está prevista das 14 às 16 horas.

Na Biblioteca Professor Venceslau Muniz, de Rio Negro, hoje e na próxima terça e quinta-feira, terá atividades de contação de histórias, jogos educativos, campeonatos de xadez e torta na cara. Na próxima quinta-feira haverá o encerramento com uma festa junina e show de prêmios. A participação é gratuita e as inscrições podem ser feitas pelo telefone (47) 3645-1311.

Segundo a psicóloga e psicopedagoga do Sindicato das Escolas Particulares do Paraná (Sinepe), Rocimar Santos Oliani, é importante essa pausa do recesso na rotina das crianças. “Com as férias, há uma redução do estresse. As crianças brincam mais, relaxam mais e participam de atividades que dão mais prazer”, afirma. A profissional reforça a importância dos pais e responsáveis planejarem esse período. “Se você deixar uma criança ou adolescente somente nas redes sociais, ela não terá um período de descanso”, comenta. A criança pode voltar para a escola, segundo a profissional, com a sensação de que não aproveitou as férias.

É importante alimentar o cérebro com boas expectativas, conforme explica a psicóloga. “Quando você alimenta o cérebro com expectativas boas, ao retornar para a escola, as crianças e adolescentes terão um desempenho melhor. A produtividade será maior. Com isso, melhores resultados as crianças e adolescentes terão”, explica a profissional.

Sem recesso – A secretária de Educação de Campo do Tenente, Juliana Serpe, informou que os Centros Municipais de Educação Infantil (Cmeis) não terão paralisação neste ano. Sendo assim, o atendimento segue normal para as crianças no mês de julho.

Fazenda Rio Grande, Lapa, Mandirituba, Quitandinha e Tijucas do Sul informaram que não tem nenhuma atividade prevista pelas Secretarias de Educação no período.



Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email