sábado, 23
 de 
novembro
 de 
2024

Cidade a longo prazo

Com menos de 30 anos de emancipação e a uma distância de cerca de 300 quilômetros da capital, a cidade de Lucas do Rio Verde, no Mato Grosso, já foi considerada uma das 20 cidades brasileiras mais desenvolvidas. E, constantemente, é notícia pelo seu modelo de gestão pública e o bom funcionamento das estruturas que compõem o poder público municipal.

Alguns fatores são fundamentais para que o jovem e pequeno município se destaque. Um deles é a presença de lideranças empresariais na gestão dos recursos públicos. Empresários e comerciantes são convidados a discutir o orçamento, arrecadação e investimentos, tudo na maior transparência possível. E o ponto mais importante é a gestão na área da educação. O ensino público tem todo o recurso necessário, com escolas de altíssima qualidade, professores bem remunerados, contra-turno, ensino integral e até um software específico para que os pais acompanhem diariamente o conteúdo aplicado e desempenho dos seus filhos.

O planejamento urbano da cidade é outro fator relevante. E quem investiria em ciclovias numa cidade de apenas 29 anos e sem grandes problemas de mobilidade? Pois em Lucas do Rio Verde o futuro é logo ali. A cidade também quer ser referência no incentivo aos modais, saúde e qualidade de vida. A prefeitura está construindo 68 km de ciclovias, sendo 59 km no perímetro urbano e 9 km paralelo a uma estrada vicinal.

A lição que se tira de uma cidade “meio” isolada no meio do estado de Mato Grosso é da organização e visão de futuro. Além desse breve relato, fica o convite para que o leitor pesquise mais sobre ela na internet, estamos certos de que valerá a pena.

Facebook
Twitter
LinkedIn
Telegram
WhatsApp
Email