Semana deve ser de novas pancadas de chuva irregulares pelo Estado, conforme previsão do Simepar
Após um fim de semana com trégua nas tempestades com alto volume de chuva em cidades no Paraná e um ar mais gelado, a semana promete trazer novas pancadas de chuva irregulares pelo Estado. As temperaturas, de acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), foram historicamente baixas no amanhecer, mas à tarde voltam a subir.
Nesta segunda-feira (5), o dia amanheceu com grande cobertura de nuvens desde o Litoral até o Centro-Sul e Campos Gerais, havendo registro de chuvas fracas e isoladas entre a Serra do Mar e as praias.
Leonardo Furlan, meteorologista do Simepar, explica sobre a condição atual. “Isso decorre do avanço de uma massa de ar mais frio que veio na retaguarda de uma frente fria que se deslocou ao longo do final de semana pelo oceano na altura do Paraná, trazendo alívio nas temperaturas em comparação ao cenário observado nos últimos dias. Essa massa de ar mais frio, também um pouco mais seco, traz no Interior do Estado predomínio de tempo estável”, detalhou.
Apesar do amanhecer de temperaturas amenas, há variação de nuvens e ao longo do dia terá elevação das temperaturas, o que possibilitará à tarde pancadas de chuva irregulares, especialmente no Oeste e na faixa Norte do Estado. O cenário segue parecido nesta terça-feira (6), com chuvas isoladas na faixa Leste e maior cobertura de nuvens, enquanto no Interior há presença de sol, com variação de nuvens e elevação das temperaturas. A massa de ar mais frio se desloca pelo oceano, se afastando do Paraná.
Na quarta-feira (7), o sol deve aparecer com maior intensidade, seguindo com possibilidade de pancadas de chuva e temporais localizados em toda a metade sul do Paraná, além do Oeste e Centro-Sul. As chuvas podem ser pontualmente intensas, com rajadas de vento eventualmente mais fortes.
O tempo muda entre quinta e sexta-feira (8 e 9), conforme detalha o meteorologista. “Em virtude da formação de um sistema de baixa pressão entre o norte da Argentina e o Paraguai, as instabilidades aumentam no estado do Paraná de forma mais generalizada, atingindo também porções do Centro e Norte do Estado, em especial no turno da tarde, que é o período de maior aquecimento. Temporais localizados não estão descartados e chuvas pontualmente intensas são esperadas em todas as regiões”, acrescenta.
As temperaturas ficam próximas dos 30°C em todo o Estado na quinta-feira (8). Devido à chuva, na sexta-feira (9) as máximas ficam ao redor dos 26°C na RMC, Campos Gerais e Norte, e 28°C no Litoral.
Com informações da AEN
O grupo de notícias de O Regional te deixa por dentro do que acontece em toda a região. Conecte-se com a gente no link.
Receba O Regional em sua casa. Faça sua assinatura pelo WhatsApp.
Inscreva-se em nosso canal no Youtube e confira nosso vídeos.
Acompanhe nossos conteúdos no Instagram.

