Após um período de temperaturas mais elevadas, as cidades da região registraram um fim de semana com muita chuva e frio. Com a grande quantidade de chuva, a média dos últimos dias na região ficou entre 80 e 100 milímetros.
Passado o tempo chuvoso, houve ainda o registro de queda de geada em algumas áreas. No início da semana, as temperaturas mais baixas foram anotadas em Campo do Tenente, Lapa, Piên e Rio Negro, onde os termômetros registraram mínimas de 1ºC.
O meteorologista do Instituto Simepar, Samuel Braun, explicou o que provocou as condições climáticas da última semana. “O sistema meteorológico que ficou parado no estado trouxe as chuvas. A frente fria se foi no domingo e veio a massa de ar polar, ocasionando as geadas, que só não foram mais intensas por conta do período chuvoso”, contou Braun, destacando ainda a previsão para os próximos dias. “Teremos um tempo estável e a partir de quinta-feira já começa a aquecer as temperaturas”, finalizou.
Atendimentos – Apesar do elevado volume de chuva, em nenhuma das cidades da região houve registro de ocorrências graves, como inundações, deslizamentos ou desabrigados. “Felizmente, não foram registrados atendimentos em decorrência das chuvas. Estivemos verificando os rios na região e levantamos que os moradores não foram afetados”, comentou o cabo Silva, da Defesa Civil de Piên.