sexta-feira, 25
 de 
junho
 de 
2021

CF 2020 apresenta o tema ‘Fraternidade e Vida’

Campanha da Fraternidade deste ano traz a imagem da Irmã Dulce, canonizada em 2019. Foto: DivulgaçãoA Igreja Católica celebrou, nesta semana, a Quarta-feira de Cinzas. Na oportunidade, foi lançada oficialmente a Campanha da Fraternidade 2020 e dado início à Quaresma, período de 40 dias que antecede a celebração da Páscoa.

Neste ano, a Campanha da Fraternidade tem como tema ‘Fraternidade e vida: dom e compromisso’ e como lema ‘Viu, sentiu compaixão e cuidou dele’ (Lc 10,33-34).

O seminarista Felipe Teider de Godoi, da Diocese de São José dos Pinhais, explica que a Campanha deste ano se inspira em Santa Dulce dos Pobres, canonizada pelo Papa Francisco em 2019, e toca um tema muito importante e que pode ter assumido uma posição secundária nas relações humanas, a vida. “É preciso conscientizar-se sobre seu real valor, buscando ser instrumentos de esperança, onde tudo parece não ter mais sentido. A Igreja deseja que olhemos com mais cuidado as realidades que nos envolvem, especialmente aquelas onde a vida está se definhando. É preciso assumi-la como dom e compromisso, a exemplo do Bom Samaritano, que em contraposição ao Sacerdote e Levita, tem um gesto de amor verdadeiro”, explica Godoi, incentivando a prática do amor ao próximo. “Que ao longo dessa profunda reflexão, frente a um ‘mundo tão acelerado’ tenhamos ‘a coragem da fé, que é capaz, de interromper a rotina, para cuidar”, finaliza

Em relação ao período da Quaresma, o padre Francisco Rodrigues Barbosa, da Paróquia Nossa Senhora da Conceição, de Agudos do Sul, reforça a oportunidade de buscar a conversão. “É um tempo em que, através de uma proximidade maior com Deus, devo viver os 40 dias com um olhar para o meu ser, para o ser de Deus e dos meus irmãos. Por isso, a palavra Quaresma significa tempo de conversão, em que é preciso olhar para a nossa vida e mergulhar em todo o nosso ser e descobrir, sob a luz do Espírito Santo, que preciso converter-me. Precisamos olhar este período como a graça que Deus possibilita para nós”, explica.

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn
Share on telegram
Telegram
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on email
Email